Moeda comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril

Uma criação do artista plástico José Aurélio celebra a democracia portuguesa e a afirmação dos direitos e liberdades fundamentais no País. Uma moeda de valor facial de cinco euros, com uma versão em prata.

Moeda comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril
Moeda comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril. Foto: DR

A Imprensa NacionalCasa da Moeda (INCM) apresentou em 23 de abril, a moeda comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril. Trata-se de uma criação do artista plástico José Aurélio que celebra a democracia portuguesa e a afirmação dos direitos e liberdades fundamentais no País.

A sessão de apresentação teve lugar na Associação 25 de Abril, em Lisboa, e contou com a presença de Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura, Gonçalo Caseiro, Presidente da INCM, Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de abril e do artista plástico José Aurélio.

Integrada no tema “Datas e Figuras da História de Portugal”, a moeda comemorativa do 45º Aniversário do 25 de Abril tem o valor facial de cinco euros. A versão em Prata é uma edição limitada às 2500 unidades, com um diâmetro de três centímetros e 14 gramas, onde é aplicada cor e acabamento proof, em que os cunhos são cuidadosamente gravados e polidos, e a cunhagem é feita peça-a-peça. O resultado são moedas com um fundo espelhado e relevo baço. A moeda comemorativa do 45º Aniversário do 25 de Abril conta ainda com a versão em cuproníquel normal, tendo sido emitidos 40.000 exemplares.

Moeda comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril
Moeda comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril. Artista plástico José Aurélio. Foto: DR

As moedas comemorativas de 2019 são um conjunto de dez moedas: duas moedas correntes e oito de coleção. As moedas celebram feitos históricos, ídolos do desporto, espécies em vias de extinção, entre outros temas. Todo o plano numismático de 2019 está acessível na plataforma www.moedascomemorativas.pt.