Monitores avançados para consolas de jogos

MMD lança no mercado a nova linha de monitores Momentum da Philips, pensada para entretenimento e consolas de jogos. Resolução UHD UltraClear 4K, ecrã de 43 polegadas, imagem com precisão Quantum Dot e certificado VESA DisplayHDR 1000.

Monitores avançados para consolas de jogos
Monitores avançados para consolas de jogos. Foto: DR

A MMD acaba de anunciar uma nova linha de monitores Philips. A linha Momentum é especificamente pensada para o entretenimento em casa e para consolas de jogos. O primeiro monitor Momentum a ser apresentado é o Philips 436M6VBPAB que oferece uma resolução UHD 4K, e dimensão de 43 polegadas.

O monitor exibe 1000 cd/m² no pico de brilho, uma gama de cores muito ampla com 100% de cobertura BT.709 e 97,6 % DCI-P3, e ainda 1,07 mil milhões de cores conseguidas graças à profundidade de cor de 8 bits +2 bits de FRC (Frame Rate Control). Tudo isto faz com que este seja o primeiro ecrã do mundo compatível com o novo padrão VESA DisplayHDR 1000!

O monitor Philips vem, ainda, equipado com a tecnologia Quantum Dot, que substitui as habituais tecnologias de retroiluminação LED. Esta inovadora tecnologia semicondutora produz cores mais vibrantes e dinâmicas, com azuis, verdes e vermelhos mais vivos. Graças ao pequeno comprimento de onda das fontes Quantum Dot para o vermelho, verde e azul, estas cores primárias são reproduzidas com mais saturação, mais vida e mais precisão.

O novo monitor revela-se como um verdadeiro monitor de jogos, dando aos jogadores uma importante vantagem competitiva através do modo Low Input Lag e do SmartResponse para um feedback visual mais rápido, e ainda, o Adaptive-Sync para uma experiência de jogo sem interrupções nem defeitos na imagem.

São muitos os entusiastas de jogos para PC que não abdicam do teclado e do rato, que gostam de se sentar numa cadeira especificamente desenhada para jogos e que fazem questão de usar monitores de jogos de 24 a 32 polegadas a uma distância curta (<1m). Contudo os amantes dos jogos de consola preferem usar controladores que ligam ao ecrã da TV ou a ecrãs semelhantes que lhes permitam jogar relaxadamente no sofá ou na poltrona a uma distância maior.

O mercado de jogos para consolas foi o segundo maior em 2017 com 29% do mercado global de jogos, de acordo com a NewZoo. Infelizmente, a maior parte das TVs não foi desenhada para jogos o que as torna menos adequadas para sequências de ação interativas e de ritmo mais acelerado, e estas acabam por exibir com fantasmas, arrastamento entre outros problemas que acabam por incomodar os jogadores.

A gama Momentum não só vem alterar este cenário, como também preenche esta necessidade com os novos monitores Philips. O objetivo desta gama é mudar o foco para os grandes ecrãs de entretenimento e para os jogos de consola, colocando à disposição dos jogadores/consumidores as recentes inovações de reprodução. Esta linha consegue responder a todas as necessidades de reprodução em espaços mais pequenos, garantindo sempre uma qualidade de imagem excecional.

O monitor agora apresentado pela MMD é elegante e de grande dimensão, com uma moldura extremamente estreita, suportada por um apoio moderno e atrativo em alumínio fino. O ecrã integra o sistema de iluminação Ambiglow, que cria uma experiência de visualização única e envolvente com um halo de luz externo ao redor do ecrã.

Neste caso o rápido processador interno analisa o conteúdo da imagem e adapta a cor e o brilho da luz à imagem reproduzida no ecrã. Este ecrã especialmente criado para a reprodução de filmes, conteúdos desportivos e jogos. O elegante design externo do monitor com Ambiglow é absolutamente único, bem como o dos restantes membros da família Momentum.

Suporte para Adaptive Sync, tempo de resposta de 4 ms (GtG) e baixa latência de entrada para assegurar a melhor qualidade de imagem durante os jogos mais exigentes, sem falhas nem defeitos na imagem

O novo monitor está equipado com um ecrã VA extremamente rápido, de 43”, que oferece uma resolução UHD CrystalClear 4K (3840×2160 pixels) e uma excelente capacidade de resposta de apenas 4 ms (GtG) com SmartResponse. O suporte para Adaptive Sync assegura uma experiência de jogo mais fluída. A tecnologia de pixéis exclusiva da Philips overdrive – SmartResponse permite imagens ‘sem fantasmas’ em jogos e filmes mais exigentes, em cenas de ação aceleradas, com a menor latência possível.

As consolas de jogos mais recentes suportam uma resolução 4K e HDR (High Dynamic Range) para certos jogos. O modelo 436M6VBPAB é perfeito para este cenário. Ajusta-se também às necessidades entretenimento dos jogadores que queiram ver filmes, séries de TV ou jogos, graças ao facto de suportar Adaptive Sync para GPUs da AMD.

O Adaptive Sync assegura a correspondência perfeita entre as frames rates das imagens renderizadas e a taxa de atualização do ecrã, para eliminar a intermitência e as paragens na imagem causadas pelo desfasamento das frames nos jogos. Para obter uma maior capacidade de resposta o monitor utiliza o modo Low Input Lag. Desta forma o sinal ignora a maior parte do processamento interno do monitor e reduz para metade a latência total de entrada.

Suporte USB-C, Hub USB 3.0, MultiView com duas fontes, controlo remoto incluído e suporte para HDMI-CEC

O monitor apresenta é prático e versátil, e o recurso MultiView pode reproduzir conteúdos oriundos de duas fontes simultaneamente, nos modos Picture-in-Picture ou Picture-by-Picture, otimizando os ambientes multitarefa. Com múltiplas opções disponíveis em termos de conectividade, oferece DisplayPort 1.2, Mini DisplayPort, HDMI 2.0 e USB-C. Com isto, não só transporta o sinal como também consegue carregar equipamentos externos e transferir dados com um único cabo. O hub USB 3.0 integrado aumenta ainda mais a versatilidade ao permitir a ligação de vários dispositivos periféricos via USB.

Novo nível de envolvimento com os conteúdos de entretenimento: Ambiglow Lighting envolvente, áudio melhorado com DTS Sound

O monitor vem equipado com duas colunas de 7W de levada qualidade com DTS Sound o que torna o ambiente mais envolvente para o jogador não só em termos gráficos como também de som.

A linha de produtos Momentum foi desenhada sob o conceito de que um monitor pode ser colocado a uma distância considerável do utilizador. Para maior conveniência e experiência de utilização, e vem munido de um comando à distância que permite controlar outros monitores/dispositivos HDMI conectados com o Philips EasyLink.

Este primeiro monitor Philips Momentum vai ser lançado no mercado em maio de 2018 com um preço recomendado de 799 euros.