Quando muito se fala de imigrantes, uma obra de Daniel Bastos fala-nos dos portugueses emigrantes, através de um percurso pelos bustos, estátuas ou memoriais dedicados ao Emigrante que se encontram por todo o país. Uma obra ilustrada pelo talento fotográfico de Luís Carvalhido.
A obra, através do material recolhido, constituiu-se como uma relevante fonte para a compreensão da emigração. Monumentos aos emigrantes erigidos, sobretudo ao longo do último meio século, em pequenas aldeias do interior e em outras maiores ou menores urbes, fazem parte da paisagem continental e insular, que evidenciam as motivações subjacentes à partida e aos destinos, a celebração de figuras gradas das comunidades, a evocação contínua de uma espécie de sinónimo de Portugal, a saudade.

O autor chama-nos a atenção para monumentos, enquanto objetos simbólicos de construção de uma memória coletiva da emigração, como o “salto” para França, a emigração para o Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Venezuela, Austrália, África do Sul, Alemanha, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, entre outros países do mundo, onde encontramos uma diáspora portuguesa orgulhosa das raízes.
O livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”, em edição bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira, e prefácio do filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida, irá ser apresentada no dia 20 de maio de 2025 (terça-feira), às 17h00, em Lisboa, na Sociedade de Geografia.
A apresentação do livro será de Maria Beatriz Rocha-Trindade, Presidente da Comissão de Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa, que assina o posfácio da obra. Uma sessão de apresentação onde também está prevista a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
A realização da obra contou com o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e da Sociedade de Geografia de Lisboa, é como indicado pelo autor um convite a uma viagem pelo passado, com os olhos no presente e futuro, da imagem e memória da emigração em Portugal.