Manuel Jorge Veloso nasceu em Lisboa, em 1937, foi cofundador nos anos 60 do Quarteto do Hot Clube de Portugal, o primeiro grupo português com atividade exclusiva e regular na área do jazz. Notabilizou-se como baterista e atuou com diversos músicos de jazz nacionais e internacionais, como Jerome Richardson, Julius Watkins, Chet Baker ou Milt Jackson, tendo integrado o Quarteto de Dexter Gordon no I Festival Internacional de Jazz de Cascais, em 1971.
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou a morte de Manuel Jorge Veloso e lembra que “é importante recordar também o seu trabalho como produtor de programas de música clássica e de jazz na RTP, onde integrou a Comissão Diretiva de Programas e o Departamento de Programas Musicais”.
Desde os anos 1960 que Manuel Jorge Veloso foi autor e apresentador de vários programas de rádio dedicados ao jazz, em estações como o Rádio Clube Português, a Rádio Renascença e a Antena 2. Na sua atividade de divulgação e crítica na área do jazz, foi autor de vários artigos publicados na Capital e no Diário de Notícias, e manteve desde 2007, o blog “O Sítio do Jazz”.
Manuel Jorge Veloso trabalhou como compositor nas bandas sonoras de vários filmes e documentários, como “Belarmino”, de 1964, ou “Uma abelha na chuva”, de 1972, ambos de Fernando Lopes, e “Pedro Só”, de 1971, de Alfredo Tropa.
O divulgador de jazz foi ainda professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional e secretário-geral da Academia de Amadores de Música.
A Ministra da Cultura lembra que “ao longo de mais de cinquenta anos de carreira, Manuel Jorge Veloso contribuiu de forma indelével para a divulgação e afirmação do jazz em Portugal, enquanto compositor, crítico e professor, sendo o seu nome indissociável da história deste género em Portugal”.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta