Morreu Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, ilustre pediatra

Morreu Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, médico e professor de pediatria. O Presidente da República lembra, o Eminente humanista, Homem de grande cultura, com uma vida dedicada à saúde das crianças, tendo sido Diretor do Hospital Dona Estefânia.

Hospital Dona Estefânia, onde o pediatra Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira desenvolveu a carreira e foi diretor
Hospital Dona Estefânia, onde o pediatra Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira desenvolveu a carreira e foi diretor. Foto: CC0

O Professor Doutor Nuno Cordeiro Ferreira foi um dos mais ilustres pediatras portugueses que dedicou a sua vida à saúde das crianças, atravessando e acompanhando várias gerações, indica nota no site da Presidência da República.

Pela morte do “Eminente humanista, Homem de grande cultura, que formou inúmeros discípulos”, o Presidente da República “manifesta o seu pesar” e apresentou “à Família as mais sentidas condolências.”

A nota da Presidência da República lembra que Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira dedicou a vida “ao serviço público, desempenhou elevados cargos na área da Saúde dos quais se destacam, pelo seu simbolismo, o de Diretor do Hospital Dona Estefânia e o de Coordenador do Grupo Hospitalar dos Hospitais Civis de Lisboa.”

“Pertencente a uma linhagem de reconhecidos pediatras, seu pai e agora seu filho, o Prof. Doutor Nuno Cordeiro Ferreira deixa um trabalho marcante na Pediatria e o exemplo de dedicação e disponibilidade permanentes às crianças e às suas famílias”, consta ainda da nota da Presidência.

Também a Diretora-Geral da Saúde lembrou, em nota, a morte de Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, “ilustre médico e Professor Catedrático de Pediatria” e endereçou “a toda a família e em particular a seu filho, Professor Gonçalo Cordeiro, Presidente da Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente, o seu pesar e condolências.”

São várias as entidades que relevam as qualidades excecionais de Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, que ao longo de mais de 60 anos de carreira dedicou à medicina pediátrica e ao ensino, deixou também uma obra de grande valor científico traduzida em mais duzentos trabalhos publicados, de referência no campo da Hematologia.

Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, em 1949, e desenvolveu a sua carreira hospitalar no Hospital de Dona Estefânia.

No Hospital de Dona Estefânia desempenhou as funções de Diretor do Serviço de Urgência, Diretor do Serviço de Pediatria Médica e Diretor Clínico do Hospital de Dona Estefânia. Foi também foi nomeado Coordenador dos Grupo Hospitalar dos Hospitais Civis de Lisboa, que exerceu de 1996 a 2006.

Doutorou-se no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, onde, para além de ter exercido funções de professor de hematologia e Catedrático de Higiene Materno Infantil e Pediatria Social, assumiu o cargo de Diretor do Instituto de 1980 a 1984.

Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira foi diretor e editor de numerosas revistas médicas portuguesas, e consultor científico de várias revistas estrangeiras de Pediatria.

Como presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria criou as Secções de Pediatria Social, Hematologia e Educação Médica. Foi também fundador e presidente da Sociedade de Pediatria de Língua Portuguesa, do Grupo Latino de Pediatria, e presidente da Sociedade Médica dos Hospitais.