Motoristas da GNR, PSP e FA asseguram transporte de combustíveis

Motoristas das forças de segurança e das forças armadas têm vindo a conduzir camiões cisterna de transporte de combustíveis no âmbito das determinações do Governo. O MDN desmente qualquer troca de combustível por elementos das FA.

Motoristas da GNR, PSP e FA asseguram transporte de combustíveis
Motoristas da GNR, PSP e FA asseguram transporte de combustíveis. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

Motoristas da Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e das Forças Armadas (FA) asseguraram a condução de camiões cisterna de combustíveis, nos dias 12 e 13 de agosto, na sequência da Situação de Alerta declarada pelo Ministro da Administração Interna (MAI).

O MAI indicou, em comunicado, que 49 elementos das forças de segurança estiveram evolvidos no transporte de combustível em 28 veículos pesados de transporte de mercadorias perigosas, com destino às regiões de Lisboa, Faro, Setúbal, Sintra, Beja e Algarve.

Por sua vez o Ministério da Defesa Nacional (MDN) esclareceu, em comunicado, que as informações que surgiram na imprensa sobre a existência de três situações de trocas de combustível em descargas feitas em Sesimbra, Peniche e Nazaré, por militares das Forças Armadas, eram falsas.

O MDN indicou que os “militares das Forças Armadas estão empenhados segundo os termos estabelecidos na portaria em que se efetiva a intervenção das Forças Armadas na requisição civil, cuja necessidade foi reconhecida pela Resolução do Conselho de Ministros” de 12 de agosto de 2019.