Município de Bragança tem o melhor desempenho económico e financeiro da Região Norte

Município de Bragança apresenta melhor desempenho económico e financeiro entre os municípios da Região Norte e é o 18º a nível nacional. No ranking dos 96 municípios de igual dimensão, Bragança subiu quatro posições relativamente a 2019.

Município de Bragança tem o melhor desempenho económico e financeiro da Região Norte
Município de Bragança tem o melhor desempenho económico e financeiro da Região Norte. Foto: © Rosa Pinto

No ano de 2020, o Município de Bragança apresentou, pelo sexto ano consecutivo, a melhor eficiência financeira na Região Norte e a 18.ª posição a nível nacional (subida de 4 posições relativamente a 2019), no universo dos 96 Municípios de igual dimensão (média).

Os dados são da análise efetuada aos municípios portugueses pela Ordem dos Contabilistas Certificados, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativos ao exercício económico de 2020. Os resultados foram publicados no dia 13 de dezembro de 2021.

O município de Bragança integra, ainda os melhores índices de dívida total, ocupando a 21.ª posição a nível nacional (no universo dos 308 municípios portugueses), com subida de sete posições relativamente ao ano anterior e a quinta posição no universo dos municípios de média dimensão. Estes dados refletem “a boa governança na utilização dos escassos recursos que são de todos, prosseguindo o executivo municipal os princípios do rigor, da disciplina orçamental, do sentido de responsabilidade e da transparência na gestão.”

Da análise efetuada aos municípios portugueses pela Ordem dos Contabilistas Certificados, Bragança ocupa a 14.ª posição no indicador “Municípios com maior equilíbrio orçamental em 2020”, e é o 33.º município nacional com maior volume de investimento pago em 2020, com 10.973.519,00 euros, e o 11.º de média dimensão.