Município de Torres Vedras na ajuda humanitária à Ucrânia

Câmara Municipal e empresas de Torres Vedras levam à Polónia ajuda humanitária para cidadãos ucranianos que fogem da guerra na Ucrânia. Autocarro da Câmara Municipal regressa com 51 cidadãos ucranianos que pedem abrigo temporário a Portugal.

Município de Torres Vedras na ajuda humanitária à Ucrânia
Município de Torres Vedras na ajuda humanitária à Ucrânia. Foto: DR

Depois ter descarregado na Polónia bens de primeira necessidade, para ajuda das vítimas ucranianas provocadas pelo conflito militar da Rússia contra a Ucrânia, autocarro da Câmara Municipal de Torres Vedras já está de regresso com 51 cidadãos ucranianos, que fogem à guerra no seu país, e que pedem refujo temporário a Portugal.

O autocarro da Câmara Municipal de Torres Vedras partiu, no dia 8 de março, para a Polónia, integrando uma “caravana humanitária” que transportou artigos de primeira necessidade destinados a vítimas da guerra na Ucrânia.

A recolha da ajuda humanitária envolveu a população do município de Torres Vedras dinamizada a partir de uma iniciativa de Filipe Pereira, do Hospital Veterinário da Mata de Santa Iria, a que se associou a Ordem dos Médicos Veterinários, diversas empresas, clínicas, hospitais, população e a Câmara Municipal.

Também bens angariados através de uma campanha promovida pelo Clube Desportivo de A dos Cunhados e pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, a que se juntaram as restantes juntas de freguesia do concelho de Torres Vedras, a Câmara Municipal, particulares e diversas empresas e entidades, foram transportados para a Polónia em quatro camiões TIR das empresas Patrícia Pilar e Hortafina, de A dos Cunhados, e da Alegrivarias, de Campelos.