Museu do Oriente celebra Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita

No dia 18 de maio, o Museu do Oriente assinala o Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita, uma visita orientada à exposição “A Vez das Deusas” e uma sessão de desenho.

Museu do Oriente celebra Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita
Museu do Oriente celebra Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita. Foto: © Rosa Pinto

O Museu do Oriente assinala o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com entrada gratuita e uma visita orientada à sua mais recente exposição “A Vez das Deusas”, às 16h00, seguida de uma sessão de desenho acompanhada por José Louro, do coletivo de artistas Urban Sketchers.

Inspirado no tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para comemorar a data este ano – “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” -, o Museu do Oriente desafia a reimaginar o universo visual e simbólico da exposição de cartazes indianos, através do desenho.

“A Vez das Deusas” dá a conhecer uma parte fascinante da cultura visual e da história contemporânea da Índia, contada a partir de cartazes e dos deuses que estes representam. Propõe uma abordagem às funções religiosas, políticas e sociais dos cartazes indianos, dando especial destaque a questões de género e de definição dos papéis sociais, com base nas imagens das deusas hindus.

Fortes, frágeis, poderosas e submissas, as deusas representadas dão o mote para uma reflexão sobre os desafios de ser mulher hoje, múltipla, complexa e divina. Sob o olhar das deusas, num total de 97 Cartazes da coleção Kwok On do Museu do Oriente, são exploradas as suas qualidades humanas e mundanas, com as suas características divinas e sobre-humanas, para notar conceitos e paradoxos que falam sobre o que significa ser deusa e mulher na realidade em que vivemos. Uma abordagem simbólica de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que opera sobre a atual condição feminina no mundo.

Não é necessária qualquer experiência prévia para participar, pois o objetivo é interpretar “A Vez das Deusas” através do desenho de forma recreativa, analisando, simplificando e, porque não, alterando aquilo que se vê. Pretende-se que, no final, cada participante leve no seu caderno um projeto gráfico pessoal e, principalmente, vontade de continuar a desenhar.

A visita é orientada por Alexandre Correia (Museu do Oriente) e a sessão de desenho é acompanhada por José Louro, do coletivo de artistas Urban Sketchers.

“Ver, configurar, reimaginar” – Visita orientada “A Vez das Deusas” e sessão de desenho no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio

16h00-19h00 (visita 60’ + 120’ sessão de desenho)

Gratuito, mediante inscrição prévia. Para maiores de 16 anos

Máximo de participantes: 5