Museu do Oriente dedica semana de 20 a 25 de novembro à cultura coreana

Semana da Cultura Coreana decorre no Museu do Oriente de 20 a 25 de novembro. Um conjunto de atividades de participação gratuita que incluem workshops, exposição de trabalhos em papel artesanal e sessão de contos para crianças.

0
Museu do Oriente dedica semana de 20 a 25 de novembro à cultura coreana
Museu do Oriente dedica semana de 20 a 25 de novembro à cultura coreana. Foto: DR

A Semana da Cultura Coreana é já uma tradição no Museu do Oriente e este ano decorre de 20 a 25 de novembro, com um programa gratuito que inclui workshops, uma exposição de trabalhos em papel artesanal e uma sessão de contos para crianças, que dão a conhecer e experimentar as várias expressões culturais deste país.

Dedicado a todos os fãs portugueses de música popular coreana, o K-Pop Cover Dance Festival 2019 marca o arranque das festividades no dia 20, às 19h00.

O dia 22 de novembro é dedicado às dicas de beleza das grandes marcas de cosmética coreana, fortemente empenhadas em manter a pele saudável. O workshop de K-Beauty resulta de uma parceria com a Sephora e dá a conhecer alguns cuidados básicos a ter com a pele, bem como truques para uma maquilhagem ao estilo coreano.

No dia 23 de novembro realizam-se dois workshops sobre trabalhos em Bojagui e Hanji, duas artes tradicionais coreanas. Artes tradicionais que o Museu do Oriente tem em exposição.

A partir das 14h30, a oficina de Bojagui ensina esta arte, considerada o patchwork tradicional da Coreia, feito a partir de diferentes tecidos e técnicas, com múltiplas utilizações no quotidiano dos coreanos, servindo para cobrir, embrulhar, guardar e transportar.

Às 15h30 tem início o workshop de Hanji Gongye, o papel tradicional coreano obtido a partir de fibras da casca de amoreira. Este papel é frequentemente utilizado na criação de peças de artesanato, desde espelhos de mão e leques, a pequeno mobiliário como lanternas e contadores. Esta oficina convida os participantes a experimentar o Hanji, usando folhas deste papel tradicional numa panóplia de cores e motivos, com as quais irão forrar uma réplica de sapatinhos tradicionais, para fins decorativos, cujo molde é feito em pasta de papel.

Ainda no sábado, 23 de novembro, o workshop de Taekwondo, entre as 15h00 e as 17h00, convida os participantes a experimentarem esta arte marcial. Embora longe do combate olímpico, as técnicas de taekwondo existem e estão inseridas no que é chamado de Poomsae, um conjunto de movimentos de defesa e contra-ataque efetuados em diversas direções contra adversários imaginários, com o objetivo de dotar o seu executante de capacidades físicas e psicológicas como a atenção, a coordenação, a precisão, a força e o equilíbrio. A versatilidade da sua técnica combina perfeitamente com os movimentos da música o que o torna, hoje em dia, um desporto popular e abrangente.

Dia 24 de novembro e passando de geração em geração, os contos tradicionais de qualquer país podem transmitir-nos muito sobre a sua cultura. As famílias com crianças entre os 5 e os 10 anos, são convidadas a conhecer os Contos Coreanos, numa sessão que acontece às 14h00 e que revela a origem do Sol e da Lua e da própria fundação da Coreia.

No dia 25 de novembro realiza-se o workshop de K-Food, que ensina os participantes a confecionar um dos pratos fermentados mais populares na Coreia, o Kimchi, para no final o degustarem, juntamente com outros alimentos coreanos. A gastronomia é outro dos pontos fortes da cultura coreana.

Semana da Cultura Coreana, 20 a 25 novembro, Gratuito

K-Pop Cover Dance Festival 2019
20 novembro
19h00
Auditório
Duração: 120’, com intervalo
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Workshop de K-Beauty com Sephora
22 novembro
10h00-12h00 [sessão 1]
13h00-15h00 [sessão 2]
Participantes: máx. 22/ sessão
M/ 15 anos
Gratuito, mediante inscrição

Exposição de trabalhos em Bojagi e Hanji
19 a 24 novembro

Workshop de Bojagui
Com Kyeong Hwa Choi
23 novembro
14h00-16h00
Participantes: máx. 18
M/ 16 anos
Gratuito, mediante inscrição

Workshop de Hanji Gongye
Com Grupo de Hanji Gongye
23 novembro
15h30-17h30
Participantes: máx. 16
M/ 16 anos
Gratuito, mediante inscrição

Workshop de Taekwondo
Com Carlos Casquinha, Mestre de Taekwondo 5ºDan KKW/FPT
23 novembro
15h00-17h00
Participantes: máx. 25
M/ 15 anos
Gratuito, mediante inscrição

Contos Coreanos
24 novembro
14h00-15h00
Participantes: máx. 25
5-10 anos
Gratuito, mediante inscrição

Workshop de K-Food (Kimchi)
Com Telmo Saraiva
25 novembro
14h00-16h00
Participantes: máx. 20
M/ 15 anos
Gratuito, mediante inscrição

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!