Museu Nacional Soares dos Reis inaugura duas novas explorações

Museu Nacional Soares dos Reis inaugura, no dia 25 janeiro, duas novas exposições temporárias: “Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo” e “Paisagem - José Zagalo Ilharco”.

Museu Nacional Soares dos Reis inaugura duas novas explorações
Museu Nacional Soares dos Reis inaugura duas novas explorações. Foto: DR

Desafiando a novos olhares e a diálogos, por vezes, inesperados, o Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a partilhar as suas coleções com artistas contemporâneos.

Exposição “Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo”

No caso da exposição de desenhos de Teresa Gonçalves Lobo que o curador Bernardo Pinto de Almeida enquadra “dentro deste programa, que privilegia uma revisão das obras da coleção do Museu Nacional Soares dos Reis, integrando os desenhos de Teresa Gonçalves Lobo num diálogo com obras de Domingos Sequeira, o grande artista português da transição do século XVIII para XIX.”

Para o curador, “a sugestão da escolha de Sequeira para abrir um diálogo com as obras de Teresa Gonçalves Lobo foi o ter encontrado nas obras de ambos um mesmo sentido da invenção plástica e metamórfica do desenho que, claramente experimentado no seu plano expressivo, acentua a possibilidade de se espraiar sobre as superfícies, fazendo vibrar a coreografia de inúmeras linhas como modo de sugerir a presença de formas que, ainda que irreconhecíveis numa modalidade figurativa, não deixam de funcionar como formas de uma figuração.”

Teresa Gonçalves Lobo (Funchal, 1968), que se iniciou há mais de duas décadas, e logo de início no desenho como campo expressivo e onde tem desenvolvido notável pesquisa. Está representada em diversas coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.

Domingos Sequeira (Lisboa, 1768 – Roma, 1837), que é considerado, por alguns, o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, é reconhecido ter desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX.

No diálogo que sustenta a exposição percebe-se como uma semelhante aproximação ao desenho e ao modo do riscar acontece nas obras de ambos os artistas, apesar do tempo que os separa, mas que a forma do uso do risco os aproxima.

A exposição “Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo”, com curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, está patente ao público de no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, de 25 janeiro a 28 abril 2024, de 3ª feira a domingo, 10h às 18h, com entrada a 8 euros (a entrada é gratuita ao domingo para residentes em Portugal)

Nota: dia 27 janeiro (sábado), às 11h, à visita orientada pela artista Teresa Gonçalves Lobo – entrada gratuita com inscrição pelo email comunicacao@mnsr.dgpc.pt

Exposição “Paisagem – José Zagalo Ilharco”

Museu Nacional Soares dos Reis inaugura duas novas explorações
Museu Nacional Soares dos Reis inaugura duas novas explorações

No Museu Nacional Soares dos Reis é inaugurada, também no dia 25 janeiro, a exposição “Paisagem”, uma mostra composta por uma seleção de fotografias do arquivo familiar de José Zagalo Ilharco, fotógrafo amador que deixou relevante obra, por poucos conhecida, num valioso testemunho de paisagens de Portugal do final do século XIX e início do século XX.

José Zagalo Ilharco (Lamego, 1860 – Porto, 1910), fotógrafo amador, premiado internacionalmente com uma imagem do rio Souza, dedicou-se primordialmente à fotografia de paisagem, mas também à antropologia dos espaços, de que são exemplo as imagens agora reveladas do Porto e de Matosinhos.

As reproduções das melhores imagens que produziu foram reunidas em álbum pelo filho Norberto de Melo Zagalo Ilharco em dois volumes (1947) e, sendo propriedade dos herdeiros, são tornadas públicas num reconhecimento ao seu legado.

A seleção apresentada no Museu Nacional Soares dos Reis inclui, entre originais e reproduções, sobretudo paisagens de Matosinhos, Leça da Palmeira, Porto e Douro. Das imagens apresentadas destaca-se, igualmente, um núcleo de fotografias realizadas em 1893 do velódromo Maria Amélia, produzidas antes da sua inauguração nos terrenos do Paço Real do Porto, onde se encontra instalado, atualmente, o Museu Nacional Soares dos Reis.

A exposição trará ainda a público um exemplar da revista O Tripeiro (maio 1946), assinado e com dedicatória de Vasco Valente, no qual é publicado um artigo do então Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis sobre o Real Velo Club do Porto, de que José Zagalo Ilharco fazia parte, tendo sido seu sócio fundador.

Exposição “Paisagem – José Zagalo Ilharco”, no Museu Nacional Soares dos Reis, de 25 janeiro a 31 março 2024, de 3ª feira a domingo, das 10h às 18h, entrada a 8 euros (a entrada é gratuita ao domingo para residentes em Portugal).