Museu Nadir Afonso em Chaves expõe obras do Museu do Chiado

Museu Nadir Afonso, em Chaves, vai expor obras do Museu Nacional do Chiado. O protocolo entre o Ministério da Cultura e o Município de Chaves prevê ainda a realização no Museu, em Chaves, de duas exposições temporárias com obras do Museu do Chiado.

Museu Nadir Afonso em Chaves expõe obras do Museu do Chiado
Museu Nadir Afonso em Chaves expõe obras do Museu do Chiado. Foto: TVEuropa

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, vai expor obras do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC). A decisão resulta de um protocolo de colaboração assinado ontem entre a Câmara Municipal de Chaves e o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Norte.

O protocolo prevê, que para além da exposição permanente no Museu Nadir Afonso das obras do MNAC, ainda a realização de duas exposições temporárias também com obras a disponibilizar pelo MNAC ao Museu de Chaves.

O Ministério da Cultura (MC) referiu em comunicado que este “é mais um passo fundamental para a promoção, difusão e investigação do nosso património artístico, reforçando a coesão territorial, social e económica, através da captação e atração de mais visitantes para os equipamentos culturais do interior do país”.

Entre os principais objetivos descritos no protocolo está a realização de uma exposição temporária no Museu Nadir Afonso até ao final do mês de novembro de 2019, e a segunda exposição temporária durante o ano de 2020. Esta subordinada principalmente à obra da pintora Sarah Affonso. Ambas com as obras a disponibilizar pelo Museu do Chiado

Até ao final do terceiro trimestre de 2020 vai ser feita a identificação das obras que se encontram em reserva no Museu Chiado e que podem ser objeto de depósito, para exposição de longa duração, no Museu Nadir Afonso, bem como a definição das condições técnicas para o efeito e celebração do respetivo protocolo de depósito.

O Museu do Chiado é atualmente uma referência de excelência museológica e de investigação, a nível nacional e internacional, com um acervo constituído por uma vasta coleção de arte com obras que datam desde a segunda metade do século XIX até à contemporaneidade. O Museu Nadir Afonso, instalado num edifício projetado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira e gerido pelo Município de Chaves, exibe obras do pintor Nadir Afonso e outras obras de arte contemporânea.

O protocolo agora assinado “vem reforçar uma política cultural sustentada e de proximidade, designadamente através do acesso aos cidadãos de obras de arte que não se encontram permanente ou habitualmente disponíveis”, referiu o MC, e tem como objetivo “promover uma estratégia cultural assente na descentralização e na desconcentração territorial e administrativa, de modo a incentivar um mais amplo acesso à cultura e uma maior proximidade às populações”.

O MC referiu que faz parte da estratégia para as coleções nacionais, “o aumento da projeção das coleções, através de complementaridades expositivas, o estímulo à criação artística e respetiva articulação com a valorização do território, e o reforço da programação, do conhecimento e da investigação, no âmbito da criação artística contemporânea”.