Música em Leiria” com Luís Figueiredo em Pombal e Cláudia Franco nas grutas de Mira de Aire

Festival Música em Leiria confirma espetáculos com Luís Figueiredo em Pombal, a 5 de abril, e com Cláudia Franco e Paulo Bernardino nas grutas de Mira de Aire, a 12 de abril. Até dia 25 de abril de 2019, há espetáculos de música clássica e jazz em 10 concelhos do distrito de Leiria

“Música em Leiria” com Luís Figueiredo em Pombal e Cláudia Franco nas grutas de Mira de Aire
“Música em Leiria” com Luís Figueiredo em Pombal e Cláudia Franco nas grutas de Mira de Aire. Foto: DR

A 37ª edição do Festival Música em Leiria vai ter novos espetáculos em Pombal e em Porto de Mós. No dia 5 de abril, em Pombal, Luís Figueiredo, responsável pelos arranjos da canção “Amar pelos Dois”, apresenta o seu mais recente disco “Kronos/Penélope”, e no dia 12 de abril numa “sala de espetáculos incomum”, nas grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, Cláudia Franco vai dar a conhecer, em estreia absoluta, o seu novo trabalho. No mesmo local atuam também Paulo Bernardino com Augusto Baschera.

Do programa da 37ª edição do Festival Música em Leiria contam já sete espetáculos, que incluem a dupla Mário Laginha e Pedro Burmester, os irreverentes PaGaGnini, o músico brasileiro Ivan Lins, o quarteto de concertinas Danças Ocultas, além da Glenn Miller Orchestra, esta em pré-lançamento do Festival.

O Festival tem uma forte componente internacional, no entanto o programa da edição de 2019 assume igualmente uma forte aposta em talentos da música nacional.

Acácio de Sousa, presidente do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, que é a entidade organizadora do evento, referiu que as presenças agora divulgadas “vêm consolidar a maior abrangência territorial do programa” desta edição que vai “chegar a 10 concelhos do distrito de Leiria” e “levar música clássica e jazz a novos públicos”.

“Se por um lado, Pombal recebe Luís Figueiredo, Porto de Mós acolhe um concerto inédito de Cláudia Franco, nas grutas de Mira de Aire, para apresentar em primeira mão o seu novo disco, além da atuação de Paulo Bernardino e Augusto Baschera”, acrescentou Acácio de Sousa.

No seu álbum “Kronos/Penélope”, Luís Figueiredo “mostra toda a sua versatilidade enquanto compositor. Os temas atravessam diversos universos sonoros, desde elementos de música clássica de câmara, passando pela improvisação pura, momentos falados, baladas e até pop-rock.”

Cláudia Franco é um “dos grandes nomes da nova geração de músicos do jazz nacional”, que apresenta “um estilo único, tranquilo e refrescante, com interpretações que misturam harmoniosamente paixão e talento”.

A cantora Cláudia Franco, que é também professora no Orfeão de Leiria, “estreou-se em 2015 com “Soul Dance”, onde combina um reportório de standards de jazz com arranjos pop de autores como Duke Ellington ou George Gerswin e já atuou em palcos como o Rock In Rio (Portugal), no “The End Club”, em Londres, na Aula Magna, no Centro Cultural de Belém, na Casa da Música, no Hot Clube de Portugal, entre outros.”

O leiriense Paulo Bernardino, “em plena ascensão no panorama artístico nacional”, também professor no Orfeão de Leiria, “é considerado um clarinetista jazzístico de grande virtuosismo. Juntamente com o guitarrista brasileiro Augusto Baschera irá protagonizar um extraordinário e surpreendente dueto nas grutas de Mira de Aire.”

Os bilhetes para os espetáculos confirmados pela organização do Festival já estão à venda nas bilheteiras do Teatro José Lúcio da Silva, e também no website, através do endereço www.teatrojlsilva.pt.

Até dia 25 de abril de 2019, o Festival levará espetáculos de música clássica e jazz a 10 concelhos do distrito: Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.