Música em Matosinhos com concerto na Senhora da Hora

Música em Matosinhos arranca este ano no dia 2 de março, na Capela das Sete Bicas, na Senhora da Hora. A iniciativa da autarquia leva música erudita a vários locais do concelho, e inclui este ano um ciclo de concertos dedicado ao piano.

Música em Matosinhos com concerto na Senhora da Hora
Música em Matosinhos com concerto na Senhora da Hora. Foto: DR

O programa Música em Matosinhos arranca sábado, 2 de março, pelas 17h30. Uma nova edição da iniciativa cultural que há vários anos tem vindo a permitir escutar algumas das melhores composições de todos os tempos em espaços formais e informais no concelho de Matosinhos.

Na Capela das Sete Bicas, na Senhora da Hora, o Quarteto de Cordas de Matosinhos interpreta obras de Heitor Villa-Lobos, Luís Tinoco e Antonin Dvořák. O espetáculo de entrada livre é uma oportunidade para um fim de tarde de boa música.

O recital arrancar com o “Quarteto de Cordas nº1”, composto pelo brasileiro Villa-Lobos em Nova Friburgo, no ano de 1915, com o subtítulo “Suíte Graciosa”. Uma partitura que o compositor julgou perdida, reescrevendo em 1946 uma versão revista e aumentada.

O “Quarteto de Cordas” que o português Luís Tinoco escreveu oitenta anos depois e que venceu a primeira edição do Prémio de Composição Lopes Graça, é também escutado.

“Americano”, uma peça de Antonin Dvořák que, tal como a composição de Tinoco, foi já interpretado pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos no concerto que abriu a programação que a Casa da Música do Porto este ano dedica ao Novo Mundo, encerra o concerto.

Também conhecido como “Quarteto de Cordas nº12, Op.96”, o “Americano” foi escrito em 1893, traduzindo as impressões que a vivência nos EUA suscitou no compositor checo, tornando esta conhecida partitura de música de câmara indissociável da célebre “Sinfonia do Novo Mundo”.

No dia 16 de março, a programação da Música em Matosinhos continua, e neste dia com um concerto no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery que vai juntar o Quarteto de Codas de Matosinhos, Szucs Máté, a primeira viola da Filarmónica de Berlim, e Péter Somodari, o primeiro celo da Filarmónica de Viena.

O programa de 2019 inclui, entre os dias 4 de maio e 29 de junho, um ciclo de piano que vai reunir nomes como os de Mário Laginha, Pedro Burmester, Fausto Neves, Artur Pizarro, Luís Pipa, Marta Meneses ou Vasco Dantas.

Os recitais deste ciclo vão acontecer na sala-estúdio do novo espaço da Orquestra Jazz de Matosinhos, na Real Vinícola, e o concerto de abertura juntará o Quarteto de Cordas de Matosinhos e o pianista Mário Laginha, que compôs para esta ocasião a peça “Quinteto para estes tempos”, que vai ser escutado em Matosinhos em estreia absoluta.

A Música em Matosinhos é uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, com um programa dedicado à música erudita, e que acontece há mais de uma década. Este ano volta a incluir um conjunto de recitais do Quarteto de Cordas de Matosinhos nas igrejas do concelho, com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso e a fruição da música clássica.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, referiu: “o programa Música em Matosinhos volta este ano a convocar alguns dos mais importantes músicos nacionais, levando a música ao teatro, às igrejas e ao belíssimo espaço do antigo quarteirão da Real Vinícola, que a Câmara Municipal de Matosinhos reabilitou e devolveu à fruição dos matosinhenses.”