Música, espetáculos e gastronomia em agosto no Algarve

No Algarve, o mês de agosto também é tempo de música, espetáculos, animação diversas, feira e festivais gastronómicos. O “Guia Algarve” permite planear uma agenda para que o visitante não falhe, desde os festivais à Noite Branca.

Música, espetáculos e gastronomia em agosto no Algarve
Música, espetáculos e gastronomia em agosto no Algarve. Foto: DR

No mês de agosto, no Algarve, a animação, a música, os espetáculos e a gastronomia enchem o cartaz com centenas de eventos. Uma agenda completa já disponível em guia editado pela Região de Turismo do Algarve (RTA). O “Guia Algarve” de agosto destaca, entre outros, o Festival do Marisco, em Olhão, o Festival da Sardinha, em Portimão, e a Noite Branca, em Loulé.

A sardinha assada é rainha em Portimão. Uma iguaria, que se faz acompanhar tradicionalmente pelo pão, batatas e a salada algarvia. O festival começa a 07 de agosto, e prolonga-se até dia 11, e leva à margem do rio Arade, artesanato, animação e os concertos de Amor Electro, Bárbara Bandeira, Marco Rodrigues, C4 Pedro e Expensive Soul.

Em Olhão, os sabores são do marisco. Um festival que decorre anualmente no Jardim do Pescador Olhanense, com vista para a ria Formosa, entre os dias 09 e 14 de agosto. Uma oportunidade para apreciar camarões, amêijoas, ostras, sapateiras, lagostas, entre tantos outros tesouros da ria, confecionados em diferentes pratos. Sabores que durante os seis dias são acompanhados com diversos os momentos musicais proporcionados por Matias Damásio, Áurea, HMB, a banda tributo aos Queen “Killer Queen”, Paula Fernandes, Ludmilla e os Resistência.

No último dia do mês, 31 de agosto, o branco invade Loulé para a oitava edição da “Noite Branca”. Um evento que decorre na zona histórica da cidade e invade os edifícios emblemáticos como o Castelo, a Igreja Matriz, Mercado Municipal, o Largo de São Francisco e a Avenida José da Costa Mealha.

Mas há muito mais atrações de interesse no Algarve, como: a Fatacil, que decorre de 16 a 25 de agosto, em Lagoa; o Folkfaro, que junta grupos de folclore de todo o mundo na capital algarvia, entre dias 17 e 25 de agosto, em Faro; o ESTAR – Encontros de Teatro e Animação de Rua, de 22 e 24 de agosto, em Aljezur/Odeceixe; o regresso à Idade Média na Feira Medieval de Silves, de 09 a 18 de agosto e nos Dias Medievais de Castro Marim, entre 28 de agosto e 01 de setembro; e o International Masters Futsal, de 22 a 25 de agosto, em Portimão.

No teatro e nas artes plásticas, o destaque vai para a peça “Casal da Treta” com José Pedro Gomes e Ana Bola, nos dias 23 e 24, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro e a inauguração, dia 3 de agosto, da exposição de pintura “Pax.02 – O Voo de Pax”, de Débora Pax, que vai estar patente até ao final do mês na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira.