Na igreja católica, quinta-feira foi tempo de missa da “Ceia do Senhor”

No calendário católico teve lugar, na quinta feira da Semana Santa, a Missa da "Ceia do Senhor" (Jesus Cristo), tal como ocorreu na Sé de Setúbal, que foi, neste caso, presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar e Bispo de Setúbal.

Na igreja católica, quinta-feira foi tempo de missa da “Ceia do Senhor”
Na igreja católica, quinta-feira foi tempo de missa da “Ceia do Senhor”. Foto: créditos Ricardo Perna

A cerimónia da Missa da Ceia do Senhor, na Sé de Setubal, contou com o tradicional Lava-Pés, que neste caso foi exercido por D. Américo Aguiar a 6 jovens, 3 rapazes e 3 raparigas, do Agrupamento 415 Santa Maria, da Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas.

Na homilia D. Américo Aguiar começou por referir-se ao episódio da Ceia citando que “O Senhor Jesus na noite em que ia ser entregue tomou o pão (…) tomou o cálice (…) todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha”. Para de seguida se referir ao momento em que Jesus lava os pés dos seus discípulos.

O significado do lava-pés foi explicado pelo Cardeal referindo que lavar os pés significa: “eu estou ao teu serviço”, “significa que nos devemos ajudar verdadeiramente uns aos outros.”

D. Américo Aguiar antes de concluir a sua homilia colocou duas interrogações que preocupam os muito terrenos: “Penso muitas vezes nos nossos irmãos que sobrevivem na Ucrânia. Estive lá. Rezei junto dos mortos, celebrei junto dos vivos. Como estarão a viver esta Páscoa? … como estará a ser vivida a Páscoa na Terra de Jesus?”