Neve e forte agitação marítima para sexta e sábado

Termómetro a descer, chuva, vento com rajadas fortes, granizo, trovoadas e ondulação de 4 a 6 metros, vão varrer o país sobretudo na sexta-feira e sábado, 5 e 6 de janeiro, são as previsões do IPMA.

Neve e forte agitação marítima para sexta e sábado
Neve e forte agitação marítima para sexta e sábado. Foto: CC

Previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que na sexta-feira, dia 5 de janeiro, devido à passagem de uma superfície frontal fria, é de ocorrência de períodos de chuva, que localmente forte, estendendo-se à região sul ao longo da manhã.

Ao longo da tarde de sexta a previsão de regime de aguaceiros que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, a diminuir de frequência gradualmente ao longo da tarde.

O IPMA prevê a queda de neve nas terras altas acima de 1500 metros a partir da madrugada de sexta-feira, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros. No sábado, dia 6, os aguaceiros devem diminuir de frequência, podendo haver queda de granizo acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve acima de 600/800 metros.

Quanto ao vento as previsões são de moderado a forte de sudoeste com rajadas até 60/70 km/h em especial no litoral, soprando forte a muito forte com rajadas até 90 km/h nas terras altas. Após a passagem da superfície frontal fria, o IPMA prevê que o vento rode para noroeste, com tendência para enfraquecer, podendo, no entanto, passar de moderado a forte e com rajadas nos dias 6 e 7 no litoral e nas terras altas.

Ao final da tarde de sexta-feira, dia 5, a previsão aponta para ondas a subir novamente na costa ocidental, atingindo nos dias 6 a 7, alturas entre 4 e 6 metros.

Entre sexta-feira e sábado a previsão é de uma descida de temperatura mínima entre 10 e 15ºC, devendo atingir valores abaixo de 0ºC nas terras altas do Norte e Centro na madrugada de sábado. A previsão para temperatura máxima é de uma descida ligeira, embora não tão acentuadamente, e deverá ser inferior a 13ºC na generalidade do território, e com valores inferiores a 6ºC no nordeste transmontano e na Beira Alta.