Níveis colesterol não são conhecidos dos portugueses

Mais de metade dos portugueses desconhece os seus níveis de colesterol, indica estudo divulgado hoje, 18 de abril, pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

0
Pessoas passeando
Pessoas passeando. Foto: DR

Estudo “Colesterol e os portugueses” divulgado hoje, pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), no âmbito da sessão solene de abertura de maio, mês do coração, concluiu que 58% dos portugueses não sabe os seus níveis de colesterol.

O desconhecimento dos níveis de colesterol é muito expressivo entre os jovens e diminui largamente com a idade. O estudo revela que 94% dos inquiridos rejeitam a ideia de que “a prática regular do exercício físico não traz vantagens para quem tem o colesterol elevado” e 90% rejeitam também a ideia que “os magros não têm que se preocupar com o colesterol. Isso é um problema dos gordos”.

Manuel Carrageta, presidente da FPC, indica que os resultados do estudo são preocupante e que “compete aos profissionais de saúde sensibilizar a população para a importância de controlar o colesterol e desenvolver campanhas que expliquem o impacto dos níveis elevados de colesterol na saúde”.

Outra das conclusões do estudo é o de 47% dos portugueses acreditarem que alguns suplementos alimentares são mais benéficos na redução do colesterol quando comparados com as estatinas, fármacos prescritos por receita médica.

No ano de 2018, a Fundação Portuguesa de Cardiologia escolheu como problemática para a campanha de maio, mês do coração, o ‘Colesterol, as Dislipidemias e Aterosclerose’.

O estudo “O Colesterol e os portugueses” foi realizado pela GfK Metris, em março de 2018, a uma amostra de 1000 indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental.

No mês de maio a Fundação Portuguesa de Cardiologia vai entre outras iniciativas promover um Torneio de Golfe, no dia, 5, o Padel do Coração, no dia 12, as XVIII Jornadas Científicas da Delegação Centro, no dia 17, Reunião Científica sobre “Colesterol, Dislipidemias e Aterosclerose”, no dia 18, o Festival do Coração, no dia 26, e um Peditório Nacional, nos dias 19 a 27.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!