“No Porto de Leixões – Panorama” com estreia no Cinema Passos Manuel, no Porto

Porto de Leixões transportado para uma sala de cinema. "No Porto de Leixões - Panorama", Renata Sacho leva o espetador a uma viagem pelo porto de Leixões, por Matosinhos e Leça da Palmeira. No Cinema Passos Manuel, no Porto, dia 24 de novembro.

"No Porto de Leixões - Panorama" com estreia no Cinema Passos Manuel, no Porto. Foto: DR

O documentário “No Porto de Leixões – Panorama“, é o primeiro de uma série documental que decorre no porto de Leixões, da autoria da realizadora Renata Sacho. A exibição de estreia ocorre no domingo, dia 24 de novembro, às 19h00, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

O filme integra a Secção não competitiva “Cinema Falado” do Festival Porto Post Doc. Na exibição está presente a realizadora e a actriz Paula Garcia, que irá ler alguns excertos de textos sobre a construção do Porto de Leixões.

O “No Porto de Leixões – Panorama” é uma viagem sem diálogos no interior do porto de Leixões. Num movimento quase contínuo atravessamos a zona portuária e assistimos ao desenrolar das atividades portuárias enquanto escutamos o rebuliço das cidades circundantes.

A realizadora Renata Sancha pretende com o documentário reconstituir a atmosfera do Porto de Leixões numa sala de cinema.

O Porto de Leixões fica situado no Norte de Portugal, a Noroeste da Península Ibérica, a cerca de 4 quilómetros a norte da foz do Rio Douro e nas proximidades da cidade do Porto, sendo enquadrado pelas povoações de Leça da Palmeira a Norte e Matosinhos a Sul.

Para Renata Sancha a paisagem industrial portuária é visualmente entusiasmante e as atividades portuárias de uma grande riqueza sonora. Um lugar vivo com características sonoras muito particulares, onde sons da cidade se misturam com a confusão sonora típica da proximidade do mar e da atividade portuária: gritos das gaivotas; o bater da água junto aos ancoradouros; as sirenes dos barcos-patrulha; os apitos dos navios; o som dos rádios de comunicações; o som das gruas e toda a maquinaria que opera no terminal de contentores.

O primeiro episódio, intitulado Panorama, é uma viagem de 27 minutos pelo porto que leva a Leixões e às cidades de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Ficha técnica do documentário incluiu a realização de Renata Sancho, a direção de fotografia de Mário Castanheira, como engenheiro de som, Ricardo Leal, a montagem de som e mistura de Miguel Martins, a produção é de Manuel Rocha da Silva e tem coprodução de Renata Sancho e Cedro Plátano.