Para o dia 1 de novembro de 2025, após o Dia das Bruxas, a Câmara Municipal de Valença faz um convite especial à população: às 17h30 ir à descoberta das criaturas associadas às trevas, na Cerca da Quinta do Mosteiro de Sanfins, em Noite das Criaturas das Trevas.
Ao longo de 3 horas, através de um percurso, poderão ser explorados vários espaços do antigo mosteiro, por onde haverá criaturas que deambulam pela noite como morcegos, rãs, sapos, salamandras, traças, mochos, corujas e aranhas, que associados a mitos, superstições e crenças ligadas ao sobrenatural, são um património ao continuarem a residir e a manter o que do passado continua a ser presente na cultura do povo.
Para que esta riqueza se mantenha a Câmara Municipal de Valença revela que a atividade é destinada a toda a população, e em especial a famílias com crianças e jovens. Uma iniciativa que inclui uma farolada – um percurso noturno realizado com lanternas para poderem observar animais. A Câmara indica para a necessidade dos participantes usarem roupa e calçado adequado, e uma lanterna de preferência de cabeça.
A Noite das Criaturas das Trevas é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença em colaboração com a Associação Palombar e o Grupo Noite das Criaturas das Trevas. A iniciativa é dinamizada anualmente em vários locais do país, para dar a conhecer a verdadeira importância destes animais e alertar para as principais ameaças à sua sobrevivência.
A participação é livre mas de inscrição obrigatória, e tem como ponto de partida o Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins.













