“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” no Palácio de Queluz

O ciclo de concertos “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” decorre no Palácio de Queluz, de 19 de outubro a 4 de novembro. Este ano celebra o esplendor setecentista e oitocentista. Neste ciclo marca também presença a Orquestra Barroca Casa da Música.

“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” no Palácio de Queluz
“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” no Palácio de Queluz. Foto: Rosa Pinto

As “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” estão de volta ao Palácio Nacional de Queluz, entre 19 de outubro e 4 de novembro, sempre às 21h30. O ciclo de concertos, que vai na quarta edição e decorre na Sala do Trono e na Sala da Música celebra o esplendor setecentista e oitocentista com repertórios criteriosamente enquadrados no contexto histórico do Palácio.

O ciclo de concertos apresenta este ano sete propostas que revisitam um repertório que vai de finais do século XVII até ao início do XIX. Este ano vão passar pelo Palácio, entre outros, Ian Bostridge, Nuria Rial, Fahmi Alqhai, Andreas Staier ou Raffaella Milanesi. Com destaque para a estreia mundial moderna de uma serenata de João de Sousa Carvalho.

O primeiro concerto, no dia 19 de outubro, dá desde logo o protagonismo a uma das mais-valias deste ciclo: o pianoforte Clementi, instrumento histórico, datado de c. 1805, do acervo do Palácio de Queluz. Stefania Neonato e Francesca Vicari abordam o repertório para violino e tecla do período Clássico em “As várias faces de um mesmo género”.

No dia 20 de outubro, dá-se uma viagem “Dos salões londrinos até à sala de concerto” com o tenor inglês Ian Bostridge e a pianista Saskia Giorgini. Ambos trazem a Queluz um recital que dá a ouvir obras de Haydn e Schubert.

No dia 21 de outubro, é a vez da Accademia del Piacere regressar a Sintra depois de há alguns meses ter participado no ciclo “Reencontros”, no Palácio Nacional de Sintra. Este ensemble e o soprano Nuria Rial apresentam-nos “Muera cupido – A tradição musical teatral em Espanha em 1700”, uma incursão pela música de autores como Sebastián Durón, José de Torres ou José de Nebra.

No dia 27 de outubro, o saltério, instrumento medieval que gozou de grande popularidade em Espanha até finais do século XVIII, soará no Palácio de Queluz, trazido pelo ensemble Il Dolce Conforto. Em “O sonho de Goya – O ´salteri’ na Espanha galante de (1750-1780)”. Este ensemble apresenta um repertório que propõe uma transformação sonora do imaginário pictórico correspondente à primeira fase de produção de Francisco de Goya.

As Noites de Queluz prosseguem com uma estreia mundial moderna no que é mais um capítulo de um esforço inscrito no Ciclo, desde a primeira hora, e que visa recuperar as óperas e serenatas escritas durante o século XVIII para o Palácio.

No dia 28 de outubro é a vez da serenata ‘Perseo’, de João de Sousa Carvalho, ouvida pela primeira vez no verão de 1779, no âmbito das festividades do 62.º aniversário de D. Pedro III e que nunca mais foi executada. A interpretação é de um conjunto de solistas e da Orquestra Divino Sospiro, sob a direção do maestro Vanni Moretto.

No dia 3 de novembro a Orquestra Barroca Casa da Música marca presença nas Noites de Queluz sendo como solista e maestro o alemão Andreas Staier, um dos grandes nomes da música antiga internacional. “Portugal no mapa do barroco e um ‘hit’ de Boccherini”, faz parte do programa em torno dos dois concertos para tecla de Carlos Seixas (1704-42) e da música ibérica de Setecentos.

No dia 4 de novembro numa viagem pelo cenário musical setecentista português, é inevitável referir-se a escola napolitana, que marcou a escrita lírica e orquestral da época, e que será invocada pelo soprano Raffaela Milanesi, que, acompanhada da orquestra Divino Sospiro, sob a direção de Massimo Mazzeo, protagoniza o programa “Mozart e o estilo Napolitano”.

O ciclo Noites de Queluz é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.

“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” no Palácio de Queluz
“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” no Palácio de Queluz

Preço de bilhete por concerto: 10€
M/6
Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.