Nokia anuncia, na Web Summit, novo Centro de Excelência em TI, em Portugal

Nokia anuncia novo Centro de Excelência em Tecnologias de Informação e pretende recrutar mais de 100 engenheiros de informática em Portugal. O novo Centro deverá dar resposta, entre outras necessidades, aos novos desafios colocados pelas redes 5G.

Nokia anuncia, na Web Summit, novo Centro de Excelência em TI, em Portugal
Nokia anuncia, na Web Summit, novo Centro de Excelência em TI, em Portugal. Foto: © Rosa Pinto

A Nokia anunciou na Web Summit que planeia abrir um novo Centro de Excelência em Tecnologias de Informação, e contratar mais de 100 especialistas em Informática. O trabalho do centro é acelerar a evolução e a adoção da tecnologia digital da Nokia.

Em comunicado a Nokia indicou que está a transformar suas operações globais e a construir uma forte capacidade em Tecnologias de Informação (TI) para responder melhor às necessidades colocadas pelas novas dimensões de negócios, como redes e serviços 5G, Cloud e Internet das Coisas.

A empresa indicou que tem como objetivo desenvolver um conjunto de recursos internos em TI para levar a uma melhor produtividade e eficiência das operações da Nokia para enfrentar oportunidades futuras.

O novo Centro da Nokia em Portugal vai desempenhar um papel global, reunindo conhecimentos em vários domínios, como gestão da relação com o cliente, planeamento de recursos empresariais, segurança cibernética, Big Data, desenvolvimento ágil e DevOps, Soluções em Cloud, automação e inteligência artificial. Para estes domínios, a Nokia procura soluções, programadores e gestores de produtos e projetos de TI, ou seja, a Nokia procura profissionais com 3 a 10 anos de experiência profissional.

Ursula Soritsch-Renier, diretora de informações da Nokia, referiu: “A Nokia valoriza muito suas operações em Portugal e o talento dos engenheiros portugueses. É por isso que agora estamos a investir no país para criar um Centro de Excelência que apoiará a transformação global da Nokia “.

Para a Nokia a qualificação dos profissionais de TI portugueses, bem como a localização do país num fuso horário que permite atender simultaneamente às necessidades globais, determinaram a decisão para Portugal.

“Estamos à procura de alta competência técnica e vontade de fazer a diferença. Em troca, oferecemos um ambiente internacional único, ótimas condições de trabalho, formação contínua e a oportunidade de moldar o futuro da TI ”, acrescentou a responsável da Nokia.