Nós, Cidadãos! com resultados positivos nas autárquicas de 2021

Nós, Cidadãos! aumenta número de votos e eleitos nas eleições autárquicas de 2021 em relação às autárquicas de 2017. Elegeu 5 vereadores, 20 deputados em Assembleias Municipais e 47 presidentes e vogais de Junta de Freguesia.

Nós, Cidadãos! com resultados positivos nas autárquicas de 2021
Nós, Cidadãos! com resultados positivos nas autárquicas de 2021

O Partido Nós, Cidadãos! assume que nas Eleições Autárquicas de 2021 ficou aquém das expectativas, mas mesmo assim, considera haver “um inequívoco crescimento”, já que em 2017 teve 12499 votos e que em 2021 em candidaturas próprias atingiu 15226 e cerca de 10 mil em coligações com o PPM o RIR e o Aliança mas lideradas pelo Partido.

Acresce a esses votos os conseguidos em outras restantes coligações e indiretamente através dos apoios a candidaturas de independentes, como foi o caso das candidaturas de José Manuel Silva, em Coimbra, e de Rui Moreira, no Porto, entre muitas outras.

Em comunicado o Nós, Cidadãos! lembra o que Rui Moreira referiu no discurso de vitória, no Porto, referindo a necessidade de se promover uma “federação das candidaturas independentes”.

O Nós, Cidadãos! lembra que apesar de ter perdido, por muito escassa margem (pouco mais de 200 votos), a Presidência da Câmara de Oliveira de Frades, atingiu resultados muito relevantes em outras localidades, de Norte a Sul do país. Um resultado que permitirá ao Partido prosseguir o caminho de ser, “cada vez mais, a plataforma cívico-política das candidaturas independentes em Portugal.”

Para o Nós, Cidadãos!, mesmo com “o controlo da comunicação social por parte do partido socialista e do governo, o povo português demonstrou mais uma vez a sua maturidade democrática, ao fazer crescer o Nós, Cidadãos! a nível autárquico, enquanto PS, PSD, CDU, CDS, BE e PAN, desceram”.

No comunicado o Nós, Cidadãos! indica que “não sendo possível contabilizar os resultados das coligações em termos partidários, individualizados, os resultados dos números são inalienáveis”. Mesmo com o “malgrado o “blackout” total dos OCS’s ao Nós, Cidadãos!”.

O Partido afirma que não quer um país a duas cores, e acusa o Governo de continuar “a confundir-se com o PS e este com o governo, são trapalhadas umas atrás das outras, a começar na politização dos fundos do PRR durante a campanha eleitoral e a terminar com a bronca da tentativa de demissão política do Chefe do Estado-maior da Armada, à revelia do Presidente da República, agredindo e ofendendo, não só militares prestigiados como a própria instituição castrense.”

No comunicado o Nós, Cidadãos! reforça que “face à proximidade da necessidade de aprovar mais um orçamento de Estado, cujas negociações poderão conduzir a uma pouco recomendável crise política, o Sr. Primeiro Ministro António Costa devia dar sinais de bom senso e Sentido de Estado no exercício das suas funções, demitindo obviamente os ministros da Defesa e da Administração Interna, pelo menos”.

O partido anuncia ainda que vai “solicitar uma reunião urgente ao Sr. Presidente da República para discutir o futuro político de Portugal. A rebaldaria geral do PS no governo a isso nos obriga.”

A concluir o comunicado refere que o Nós, Cidadãos!, fundado em 2015 a partir de movimentos cívicos, é o partido que apoiou nas eleições autárquicas de 2017 e de 2021 maior número de grupos de cidadãos em várias regiões do país. Em 2021 subiu, em relação a 2017, elegendo 5 vereadores, 20 deputados em Assembleias Municipais e 47 presidentes e vogais de Junta de Freguesia. Um número de eleitos que leva o Partido a referir que “representa a sociedade civil e os movimentos de cidadãos em todos os círculos eleitorais de Portugal.”