Nova geração de robôs aumenta a colaboração com humanos

Nova geração de robôs, com maior flexibilidade e maior integração com seres humanos, e ao mesmo tempo a falta de recursos humanos, vai levar a que ocupem as mais diversas áreas de atividade e funções.

Nova geração de robôs
Nova geração de robôs. Foto: © DR

No futuro, robôs e seres humanos vão trabalhar juntos de forma mais intensiva. Para os operadores de máquinas os robôs vão tornar-se tão comuns e permanentes como um berbequim elétrico.

Uma das razões para essa colaboração são as alterações demográficas, isto é, a diminuição de recursos humanos disponíveis. Os robôs vão apoiar os trabalhadores na fábrica de forma mais ergonómica e eficiente e vão assumir tarefas monótonas, perigosas e fisicamente desgastantes.

Os robôs serão usados ​​em empresas de diferentes dimensões e setores. Com a colaboração entre homem e robô o uso destas máquinas tornou-se atraente, também, para as pequenas e médias empresas.

Atualmente os robôs podem exercer um conjunto alargado de funções, mas os seus fabricantes têm de os tornar o mais flexíveis possível.

Os múltiplos usos dos robôs são apenas uma das muitas vantagens, mas igualmente importante é a forma como eles filtram e processam o acumular dos dados do operador de máquinas.

O operador vai ensinar o robô de nova geração a realizar tarefas guiando-o ao longo de todos passos. Desta forma o robô é automaticamente programado, passando a desempenhar as funções que antes teriam sido desempenhadas pelos humanos.

A colaboração entre o homem e o robô vai ser cada vez mais possível devido a tecnologias de segurança inovadoras, incluindo sistemas de sensores, câmaras e tecnologias de velocidade e de medição da distância. Estas tecnologias oferecem o mais alto nível de proteção para os seres humanos.

Segurança, flexibilidade e produtividade são a base para uma colaboração bem-sucedida entre humanos e robôs.