Nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego recebe aprovação da CCDR-Norte

Candidatura para a construção da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego, apresentada pela Câmara Municipal, foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, num investimento de quase 4 milhões de euros.

Nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego recebe aprovação da CCDR-Norte
Nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego recebe aprovação da CCDR-Norte

Projeto de construção da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego (UCSP Lamego), num investimento de 3 milhões e 900 mil euros, recebeu aprovação pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).

A obra, que de acordo com a candidatura submetida pela Câmara Municipal, poderá ter início em 2022, vai reunir num único edifício, vários serviços e valências que atualmente se encontram dispersos pela cidade de Lamego.

A nova UCSP Lamego vai distribuir-se por um edifício de 4 pisos, com uma área bruta de construção de 4305,10m2, onde ficarão instaladas as unidades atualmente a funcionar em diferentes imóveis, desajustados à realidade e distantes uns dos outros, nomeadamente: a UCSP Lamego, USF Almedina, a Unidade de Saúde Pública e o Centro de Diagnóstico Pneumológico; a USF Douro Vitae, a URAP Douro Sul e a UCC Lamego; e a equipa de Tratamento de Lamego/CRI/DICAD.

A nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários vai permitir dar resposta às necessidades dos cerca de 25 mil habitantes do município, garantindo um melhor acesso, humanização e qualidade nos serviços de saúde, ao mesmo tempo uma redução dos constrangimentos relacionados com mobilidade condicionada, como de idosos, grávidas e crianças.

A construção desta unidade está inserida no âmbito do Plano Operacional Regional do Norte (POR Norte), resultando de um contrato programa com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). A conceção do projeto de edificação tem a assinatura do arquiteto Daniel Jorge do Couto.