Novas tecnologias: Uso ou abuso? Em debate em Aveiro

Professores e educadores analisam o uso de novas tecnologias por parte de crianças e jovens, no dia 18 de março, às 9h30, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. O tema ‘Novas tecnologias: Uso ou abuso?’ vai centrar o debate.

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Foto: Rosa Pinto

Um seminário organizado pelo Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) sobre o tema ‘Novas tecnologias: Uso ou abuso?’ a realizar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a partir das 9h30, dia 18 de março, vai “debater e analisar os principais desafios e preocupações dos pais e docentes perante a utilização das novas tecnologias por parte de crianças e jovens, em contexto digital.”

Para analisar o papel das vítimas e dos agressores, mas também das famílias envolvidas, bem como da escola, a iniciativa do SIPE, vai contar com Carlos Anjos, da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime, David Justino, do Conselho Nacional de Educação, Rosário Carmona e Costa, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, e o docente da Universidade de Aveiro Vania Baldi.

O seminário vai ter dos painéis: ‘As novas tecnologias e o Cyberbullying’ e o ‘(Ab)uso Excessivo das Novas Tecnologias – Sinais de alerta’, onde serão ainda abordados temas relacionados com o bullying, o cyberbulliying e o sexting.

O SIPE indica que “haverá ainda lugar ao debate do tema ‘Gestão do uso das novas tecnologias e plataformas interativas’, com particular enfoque na utilização de equipamento como os smartphones, tablets, computador, televisão, além de jogos interativos e redes sociais.”