Novo Hospital Central do Alentejo: um investimento de 181 milhões de euros

Novo Hospital Central do Alentejo vai ter valências e especialidades inexistentes na região. O projeto de Souto de Moura tem um investimento previsto de 150 milhões de euros, mais 31 milhões de euros em equipamentos. A participação da UE é de 40 milhões de euros.

Novo Hospital Central do Alentejo: um investimento de 181 milhões de euros
Novo Hospital Central do Alentejo: um investimento de 181 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

O projeto de financiamento do novo Hospital Central do Alentejo, apresentado hoje, pelo Primeiro-Ministro, Ministério da Saúde e Ministério do Planeamento e Infraestruturas no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, tem um investimento previsto de 150 milhões de euros, a acrescem mais 31 milhões em equipamentos. Uma obra que vai ter o apoio em 40 milhões de euros de fundos europeus FEDER.

O edifício projetado pelo arquiteto Souto de Moura, tem um perfil assistencial diversificado, contando com um plateau tecnológico diferenciado, componente de radioterapia, de medicina nuclear e de meios de diagnóstico e terapêutica, polivalência de cuidados de saúde, valência de cuidados paliativos, desenvolvimento das áreas de ambulatório e alargamento a várias especialidades clínicas até agora inexistentes na região.

O Hospital Central do Alentejo vai dotar o Serviço Nacional de Saúde de capacidade para responder melhor e mais rapidamente às necessidades da população, permitindo ganhos de eficiência, qualidade e segurança para os cidadãos e reduzindo as desigualdades de acesso aos cuidados de saúde.

Para o Governo “o novo equipamento consubstancia uma iniciativa essencial de investimento no interior do país e integra a lista de Principais Investimentos Públicos do Programa de Estabilidade 2018-2022, representando a criação de valor para toda a área de influência do hospital e de melhoria das condições de atratividade para profissionais de saúde.”