Novo modelo de Carta de Condução mais seguro e com design inovador

Novo modelo de carta de condução produzido pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda apresenta elementos inovadores no design e na validação da segurança. A nova carta de condução prepara o caminho para o digital com QR Code.

Novo modelo de Carta de Condução mais seguro e com design inovador
Novo modelo de Carta de Condução mais seguro e com design inovador. Foto: DR

Maior segurança aliada a um design inovador, o novo modelo de carta de condução obedece às normas definidas a nível europeu já está disponível. A carta de condução possui um design que resulta em técnicas conjugadas de impressão offset e serigrafia, combinando um aspeto visual do fundo mais harmonioso com motivos anti-cópia, com guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável. Motivos que são considerados pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) impossíveis de reproduzir por meios convencionais.

Também para maior segurança a carta de condução possui no seu design uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento.

O novo modelo permite ainda incluir, no verso, a habilitação de conduzir veículos agrícolas representado através de um trator.

O INCM e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) indicam que o novo modelo de carta de condução prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT – online.

A carta de condução tem vindo desde a década de 60 a ser produzida na INCM e tem vindo a sofrer várias alterações, que vão desde o material empregue aos sistemas de segurança, como os hologramas, e também por mudanças na informação apresentada, como o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento. Os elementos da carta têm sido renovados ao longo dos anos para garantir a segurança do documento e dos dados.

“Com a evolução da carta de condução a INCM inscreve mais uma vez a tradição de inovar na carteira de muitos cidadãos portugueses. Incluir a inovação em todos os documentos que produzimos nesta fábrica centenária tem sido um caminho que temos feito a grande velocidade, acompanhando sempre as normas nacionais e europeias, e assegurando a segurança de todos os que confiam na instituição. Estou certo de que prosseguiremos esta viagem com os melhores parceiros e com soluções cada vez mais inovadoras”, referiu Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, citado em comunicado.

Também Eduardo Feio, Presidente do Conselho Diretivo do IMT salientou: “A importância do novo modelo de carta de condução europeu como um documento que pelas características de segurança implementadas garante um reforço da autenticidade da informação disponibilizada no documento. Este novo modelo enquadra-se no trabalho desenvolvido pelo IMT nos últimos anos, desde o lançamento da plataforma IMT-online, no sentido da desmaterialização da carta de condução, de acordo com normas de certificação internacionais. O IMT mantém o compromisso de uma melhoria continua dos serviços disponibilizados aos cidadãos e às empresas.”

As duas entidades, O IMT e a INCM estão a trabalhar num projeto de emissão da “Carta na Hora” que permite a entrega ao cidadão de uma carta de condução, após personalização, na hora.