Médicos dentistas fazem juramento de honra de entrada na profissão, dia 28 de junho, em cerimónia simbólica no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. O Compromisso de Honra é assumido por mais de 200 novos médicos. Um momento é de profundo simbolismo e tradição.
A Ordem dos Médicos Dentista (OMD) indicou que também serão homenageados meia centena de médicos dentistas que completam 30 ou mais anos de profissão. Profissionais que poderão reiterar o Juramento do Compromisso de Honra, num gesto de renovação do pacto com a deontologia, os doentes e a sociedade.
“O Compromisso de Honra é um dos momentos mais emblemáticos da vida de um médico dentista. Representa não apenas a entrada na profissão, mas o assumir público de um compromisso com a ética, com a ciência e, acima de tudo, com os doentes”, afirmou Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, citado em comunicado.
A edição de 2025 de juramento de honra dos médicos dentistas tem como orador convidado Rui Marques, médico, mestre em Ciências da Comunicação e doutorado em Sociologia Económica e das Organizações. O especialista é reconhecido pelo seu papel como Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e fundador de múltiplas iniciativas cívicas – como a Forum Estudante, a CAIS ou a Academia de Líderes Ubuntu.
Na agenda da cerimónia constam alocuções pelo presidente do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas da OMD, Catarina Duarte, pelo presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, João Aquino, e pelo bastonário da OMD, Miguel Pavão.