Nutrição e atividade física no combate à obesidade infantil

Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e a rede Holmes Place lançam estratégia para combater a obesidade infantil, baseada em inovadoras consultas de nutrição e programas de atividade física.

Nutrição e atividade física no combate à obesidade infantil.
Nutrição e atividade física no combate à obesidade infantil. Foto: © AGENCIAZERO.NET

Dados recolhidos entre 2013 e 2014 indicam que 33,3% das crianças portuguesas, entre os 2 e os 12 anos, têm excesso de peso, e 16,8% são obesas. Os dados são de um estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

A APCOI tem levado a cabo diversas iniciativas para chamar a atenção para a epidemia da obesidade, que se tem vindo a instalar, e que leva a várias consequências para a saúde das crianças, mas também para os familiares e mesmo para o país.

Neste âmbito a APCOI e a rede Holmes Place estabeleceram uma parceria, no âmbito da prevenção e combate à obesidade infantil. A parceria vai permitir que os conteúdos técnico-científicos do programa de nutrição infantil Nutrigames da Holmes Place passem a integrar a metodologia criada por especialistas da APCOI para o controlo de aumento de peso e melhoria do estado nutricional.

O programa Nutrigames “surgiu da necessidade de criar um acompanhamento de nutrição específico para crianças dos 3 aos 15 anos, sendo um dos seus principais objetivos ensinar e motivar a criança a adotar hábitos alimentares saudáveis com uma forte componente lúdico-pedagógica”, refere em comunicado a ACPOI e a rede Holmes Place.

A parceria “incorpora ainda uma componente de responsabilidade social, que se traduz no acompanhamento gratuito de 100 crianças carenciadas ao abrigo do programa Nutrigames, que serão encaminhadas pela APCOI através do seu programa escolar de promoção da saúde Heróis da Fruta”.

A parceria engloba ainda “benefícios para os sócios da APCOI, que passam a ter acesso ao Nutrigames em condições especiais, nomeadamente a um desconto de 20%”.

Para Mário Silva, Presidente e Fundador da APCOI, da parceria estabelecida resulta uma nova abordagem em consultas de nutrição, para as tornar mais adaptadas às crianças. Isto levou a “desenvolver com o Holmes Place, um modelo inovador que integra consultas de nutrição e sessões de atividade física. Acreditamos que este será mais um passo importante no combate à obesidade e restantes doenças associadas”.

Marta Mourão, nutricionista do Holmes Place e Coordenadora Nacional do Programa Nutrigames“, citada em comunicado, refere que “a parceria com a APCOI é um importante contributo para o nosso programa que irá refletir-se na qualidade do serviço que prestamos”.

“A vertente de responsabilidade social é também algo que valorizamos e as nossas equipas estão empenhadas em proporcionar às 100 crianças que iremos receber o melhor acompanhamento possível”, acrescentou a nutricionista.