‘O Novo Palácio do Nicolau’ no Terreiro do Paço

Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa, dinamizam o Terreiro do Paço, em dezembro, com mais um espetáculo de vídeo mapping, de 14 a 23 de dezembro. O tema é ‘O Novo Palácio do Nicolau’.

‘O Novo Palácio do Nicolau’ no Terreiro do Paço
‘O Novo Palácio do Nicolau’ no Terreiro do Paço. Foto: Rosa Pinto

O Terreiro do Paço volta a receber, por altura do Natal, mais um espetáculo de vídeo mapping, espalhando magia do Natal pela cidade de Lisboa, de 14 a 23 de dezembro. O tema deste ano é ‘O Novo Palácio do Nicolau‘. Um tema que aborda a preocupação com o meio ambiente, procurando consciencializar o público para os efeitos das alterações climáticas no mundo e a forma como elas nos afetam.

No espetáculo de vídeo mapping pelas colunas e fachadas do Terreiro do Paço é contada a estória de um Natal que poderá estar em risco. O ‘Palácio do Nicolau’ no Pólo Norte, situado numa encosta perto de uma montanha de neve, ficou completamente destruído por uma avalanche.

Com o seu Palácio e oficina destruídos, Nicolau tem de encontrar ajuda rapidamente. Para tal, terá de partir numa longa viagem, pelos vários cantos do planeta, no seu trenó inovador – uma máquina de ferro e chapa com renas esculpidas – a grande velocidade.

A estória prossegue e durante a viagem Nicolau constata os primeiros efeitos do aquecimento global. As cascatas de água transformaram-se em cascatas de areia e onde antes havia campos férteis existe agora uma grande aridez e desertificação. O planeta já não é como antes e o manto negro está em todo o lado.

Quando Nicolau chega ao Pólo Sul encontra a Rainha de gelo, e percebe que as avalanches vão ser cada vez mais frequentes devido à subida da temperatura, e caso o Homem não mude a sua atitude o planeta irá sofrer cada vez mais, estando o Natal em risco.

Com projeção na fachada do Arco da Rua Augusta, a estória vai envolver vários animais míticos, como a baleia voadora, anémonas fluorescentes e ambientes que vão do marítimo aos céus estrelados, florestas com sequoias gigantes, vulcões de lava ou recifes.

Em todos estes cenários, Nicolau vê o que está a acontecer ao planeta, desde a ilha de plástico ao monstro do petróleo, passando pela desflorestação. Também presentes em todos estes cenários e a presenciar o que está a acontecer ao planeta, encontra-se um rapaz e uma Baleia, que vão amenizando os efeitos e fazendo renascer o planeta da sua ‘doença’.

Por fim e depois de ter percorrido o mundo, a ação regressa ao Pólo Norte, onde o Palácio do Nicolau começa a ser reconstruído com a ajuda da Rainha do gelo e dos seus ajudantes – vários animais, homens e fiéis. No final, há uma grande festa de Solstício de Inverno, onde Nicolau convida animais e humanos para o seu novo Palácio para uma grande celebração.

O espetáculo, refere a organização, foi pensado para todos os tipos de públicos e dirigido a todas as faixas etárias. ‘O Novo Palácio do Nicolau’ pretende ter uma mensagem sobre a forma como o homem reage e trata o mundo onde vive, podendo colocar em risco algo tão especial como a celebração da quadra natalícia.

‘O Novo Palácio do Nicolau’ no Terreiro do Paço
‘O Novo Palácio do Nicolau’ no Terreiro do Paço

Para que o público mais jovem possa seguir a estória, o espetáculo vai ter uma narração em voz off, sendo lidos pequenos excertos em português.

O espetáculo é uma oferta à cidade de Lisboa, da Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa. A produção do espetáculo é da responsabilidade da Bridge em parceria com a Grandpa’s Lab.

A animação ‘O Novo Palácio do Nicolau’ decorrerá no Terreiro do Paço, na fachada da Arco da Rua Augusta, de 14 a 23 dezembro de 2016, com sessões às 19h00, 19h45 e 20h30.