O que é a Demência?

Alzheimer Portugal quer compreender qual a perceção dos portugueses sobre a Demência. O objetivo é levar a melhores campanhas que possam munir a população de conhecimentos que a auxiliem na relação com a patologia.

O que é a Demência?
O que é a Demência? Foto: Rosa Pinto

A Associação Alzheimer Portugal, em conjunto com o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, está a promover um inquérito online para estudar a consciencialização e a perceção dos portugueses sobre os vários tipos de demência, tais como a Doença de Alzheimer.

A iniciativa, que envolve o preenchimento de um Questionário de Opinião sobre a Demência, é articulada com o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, e tem” como principal objetivo a melhoria do conhecimento, atitudes e crenças da população acerca da demência.”

José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal, afirmou, citado em comunicado, que “os dados recolhidos vão ter um papel crucial para se compreender aquilo que as pessoas sabem ou não sobre a demência, e de forma, no futuro, se possa apostar em campanhas de sensibilização que combatam o estigma ainda presente na sociedade sobre este tema”.

Alzheimer Portugal indicou que a participação no questionário é anónima e pode ser efetuada através do website da DGS.