O retrato: conversas online com universidades do Minho e Nova de Lisboa

Num tempo de tecnologia digital e de uma cultura da imagem efémera as universidades do Minho e Nova de Lisboa organizam ciclo online “Portrait Talks”, onde os intervenientes respondem a diversas questões em torno do retrato, nas suas várias vertentes.

O retrato: conversas online com universidades do Minho e Nova de Lisboa
O retrato: conversas online com universidades do Minho e Nova de Lisboa

Porque é que muitos retratos são de elites em pose séria? Para que se tira tantas selfies? O que tem o sorriso de Mona Lisa? E em que sentido/s uma foto é capaz de “roubar a alma” para alguns povos? Para responder a estas e outras questões, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e o Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (UNL) organizam até dezembro de 2021 conversas online, “Portrait Talks”. Uma personalidade, por mês, vai falar do retrato na literatura e nas artes.

Conversas sobre o retrato

O ciclo “Portrait Talks” é orientado para o público em geral. No dia 24 de março de 2021, às 17h00, na rede Zoom, o presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Fernando António Baptista Pereira, vai falar sobre o vulto renascentista Francisco de Holanda, entre outros aspetos.

Nos próximos meses as conversas online darão voz a Daniel Rodrigues, diretor do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade Clermont Auvergne, em França, bem como aos professores Joana Baião, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), e Carlos Reis da Universidade de Coimbra, e também a Emília Ferreira diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. A iniciativa contou já com intervenções de Pedro Flor, presidente da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, e Paula Morão, ex-diretora-geral do Livro e das Bibliotecas.

“Pretendemos abordar ideias e práticas ligadas historicamente ao género do retrato e às suas múltiplas implicações filosóficas, sociais, culturais ou políticas”, explica Eunice Ribeiro, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, que coordena o evento, a par de Bruno Marques, investigador da UNL.

As conversas focam a representação pelo retrato desde os média tradicionais (desenho, pintura, escultura, fotografia) aos mais emergentes (audiovisual, digital, multimédia), evidenciando dilemas, técnicas e funções destes registos do “eu”.

Retrato em grande evolução nas redes sociais

Eunice Ribeiro que estuda o tema há mais de uma década, a partir da literatura, indicou: “O retrato não morreu. ‘Saiu do museu’ e está em grande evolução nas redes sociais, com a democratização das selfies, que muitos usam por vezes como forma de autopromoção no Instagram, por exemplo”.

Para a investigadora, “é notável” como o ser humano passou a representar-se no século XXI. “Contrariando a ideia tradicional, há já autorretratos sem formas concretas, a apelar ao invisível, ou à representação anónima em muros e edifícios das cidades”.

Os suportes, formas e técnicas dos retratos mudaram muito, mas a pergunta inicial é intemporal: quem sou eu? “Os retratos, não só nossos, acompanham-nos sempre na carteira, no telemóvel ou ao pescoço, seja por questões de afeto ou de necessidade de superação do tempo e da morte”, vinca Eunice Ribeiro. E lembra que, nesta teia de identidades, o próprio retrato encomendado, para parecer o melhor possível, nem sempre mostra “a realidade”.

Se o rosto ocupou, durante séculos, o lugar central da representação retratista, as diferentes formas de arte contemporânea levam o género ao limite das metamorfoses que consente.

A fotografia, o cinema e a TV aprenderam com os retratistas a enquadrar personagens na câmara. O mundo digital abre novas possibilidades à representação, ao permitir retratos em movimento.

“De técnica de afirmação de uma identidade única, exemplar e solitária, o retrato afirma uma prática de natureza processual, social e coletiva, como as modernas selfies e os retratos anónimos que artistas como Vhils fixam em espaços urbanos, apontando outras vezes para a margem de enigma que nos habita enquanto seres humanos”, conclui Eunice Ribeiro.