Obesidade: Sistema Integrado de Reeducação Alimentar

INOV C 2020 atribui bolsa de ignição ao projeto NutrircomSaúde. Uma ideia inovadora de combate à obesidade, através de um serviço de consultoria na área da Nutrição e Psicomotricidade, baseado num Sistema Integrado de Reeducação Alimentar.

Obesidade: Sistema Integrado de Reeducação Alimentar
Obesidade: Sistema Integrado de Reeducação Alimentar. Foto: Rosa Pinto

Uma equipa de Nutricionistas e Psicomotricistas idealizou uma ideia de negócio para fornecer um serviço de consultoria na área da Nutrição e Psicomotricidade. O serviço da NutrircomSaúde é baseado num Sistema Integrado de Reeducação Alimentar.

A NutrircomSaúde, devido às caraterísticas inovadoras e potencialidade de negócio, foi contemplada com uma bolsa de Ignição financiada pelo INOV C 2020 através do FEDER. Este serviço de consultoria na área da Nutrição e Psicomotricidade a crianças, jovens e adultos com excesso de peso ou obesidade apresenta uma metodologia inovadora: o SIRA – Sistema Integrado de Reeducação Alimentar.

“O SIRA surgiu de consistentes resultados científicos que evidenciam que um dos grandes motivos para a desistência do acompanhamento nutricional a longo prazo é um fator emocional: a desmotivação. É neste contexto que a Psicomotricidade vem acrescentar à Nutrição, o acompanhamento motivacional através de atividades que otimizam e mantêm os resultados”, explicou Romeirica Santos, coordenadora do projeto,

A equipa da NutrircomSaúde identificou alguns dos problemas relacionados com a gestão do peso como: elevados índices de excesso de peso e obesidade, elevada taxa de abandono das consultas de nutrição, poucos resultados efetivos a longo prazo e desmotivação associada ao tratamento nutricional.

O SIRA aposta na reeducação alimentar de forma gradual e definitiva, através de palestras, workshops, rastreios e consultas personalizadas durante o seu período de duração que são de 6 a 12 meses. “A gestão do peso com resultados definitivos não depende exclusivamente da alimentação e é neste sentido que a nossa proposta é uma inovação incremental das medidas já existentes no mercado nacional e internacional. A intervenção holística que propomos tem impacto a nível da capacitação individual e coletiva de aquisição de literacia alimentar, aumento da saúde, qualidade de vida e bem-estar das pessoas envolvidas no projeto”, acrescentou Augusta Neves, Psicomotricista.