Obras do Metro cortam trânsito na Av. 24 de Julho, em Lisboa

Construção da Estação de Metro de Santos, em Lisboa, leva ao corte trânsito na Av. 24 de Julho, entre a Av. D. Carlos I e a Rua Boqueirão Duro. O tempo previsto é de 9 meses a partir de 13 de julho de 2022. Conheça os desvios e os percursos alternativos.

Obras do Metro cortam trânsito na Av. 24 de Julho, em Lisboa
Obras do Metro cortam trânsito na Av. 24 de Julho, em Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

As obras do Metropolitano de Lisboa (ML) na zona da Avenida 24 de Julho, entre a estação de Santos e o término da estação do Cais do Sodré coloca alguns constrangimentos na circulação nas imediações da Avenida 24 de Julho e da Avenida D. Carlos I ao longo dos próximos meses.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa indica que a partir do dia 13 de julho e durante um período previsto de 9 meses (até abril 2023), irão ser feitos desvios de trânsito na Av. 24 de Julho, no troço compreendido entre a Av. D. Carlos I e a Rua Boqueirão Duro.

Os desvios

Os veículos que circulem na Av. 24 de Julho em direção ao Cais do Sodré, serão desviados para a Avenida D. Carlos I, Rua D. Luís I e Boqueirão do Duro, retomando a circulação na Av. 24 de Julho, no mesmo sentido (Cais do Sodré).

Os veículos que circulem na Av. 24 de Julho em direção a Alcântara, serão desviados para a Rua do Instituto Industrial, Rua da Boavista e Avenida D. Carlos I, retomando a circulação na Av. 24 de julho.

Supressão de estacionamento

Nas ruas usadas para os desvios de trânsito irão ser condicionados os lugares de estacionamento. No entanto, está prevista a criação de zonas de estacionamento exclusivas a residentes.

Elétricos da Carris

A circulação dos elétricos da Carris continuará a ocorrer não sendo afetada pelas obras.

Recomendações de percursos alternativos

A Câmara de Lisboa recomenda que, sempre que possível, seja evitada a circulação na zona de influência das obras, devendo utilizar-se percursos alternativos que não sejam afetados pelos normais constrangimentos destes trabalhos do ML, nomeadamente:

Eixo Alcântara / Santa Apolónia (e vice-versa):

Av. Ceuta – Av. Calouste Gulbenkian – Av. Berna – Av. João XX – Av. Afonso Costa – Rotunda das Olaias; – Av. Marechal Francisco da Costa Gomes – PC Paiva Coucieiro – Av. Mouzinho de Albuquerque

Eixo Infante Santo / Santa Apolónia (e vice-versa):

Av. Infante Santo – Rua da Estrela – Rua de São Jorge – Av. Álvares Cabral – Largo do Rato; – Rua Alexandre Herculano – Rua do Conde Redondo – Rua Joaquim Bonifácio – Rua Jacinta Marto; – LG de Santa Bárbara – Rua Febo Moniz – Av. Almirante Reis – Praça do Chile – Rua Morais Soares; – PC Paiva Coucieiro – Av. Mouzinho de Albuquerque

Eixo Infante Santo / Cais Sodré (e vice-versa):

Av. Infante Santo – Estrela – CC da Estrela – Rua Poiais de São Bento – Calçada do Combro; – LG Luís de Camões – Rua do Alecrim – Cais do Sodré.

Ciclovias

A circulação na ciclovia existente na Avenida 24 de Julho irá ter percursos alternativos devidamente sinalizados que irão contornar as áreas afetas aos trabalhos de construção.