Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo

Turismo de Portugal acaba de lançar Observatório para a sustentabilidade do turismo do Alentejo. Programa de turismo inclusivo e programa de praias sustentáveis, bem como outras ações, foram também lançados para o período até 2020.

Turismo Sustentável do Alentejo
Turismo Sustentável do Alentejo. Foto: Rosa Pinto

O Turismo de Portugal assinou, hoje, 1 de junho, um memorando de entendimento envolvendo uma parceria com o Turismo do Alentejo ERT, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém, para a criação do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo.

A criação do Observatório é considerada de grande importância para a sustentabilidade do Turismo e concretiza uma das medidas de sustentabilidade previstas até 2020, além de inserir na Estratégia Turismo 2027.

O Turismo de Portugal tem vindo, em conjunto com a Organização Mundial de Turismo (OMT), a promover o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, que decorre em 2017, e nesta linha lançou, hoje, um conjunto de medidas de sustentabilidade para o setor, a implementar até 2020.

Além da criação de um observatório regional de sustentabilidade no Alentejo, e de forma a cumprir o Plano de Ação para a Sustentabilidade 2017-2020, o Turismo de Portugal está a desenvolver um conjunto de ações, que incluem:

programa de turismo inclusivo Tourism ALL for ALL;

projeto Portuguese Waves, de gestão sustentável das praias ‘surf spots’;

Portuguese Trails, programa de valorização e sustentabilidade dos traçados âncora de Cycling & Walking das regiões turísticas portuguesas;

parcerias com ONG’s para promover a sensibilização ambiental dos agentes do setor;

e o Programa Valorizar, enquanto instrumento centrado na regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, a valorização turística do património cultural e natural do país, promovendo condições para a desconcentração da procura, a redução da sazonalidade e a criação de valor.

A Estratégia Turismo 2027 lançada este ano, para um período de 10 anos, tem como “principal objetivo afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.