Oceanos na programação do maat

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia - maat com programas públicos sobre a nossa relação com o mundo marinho. No âmbito da exposição Aquaria – Ou a Ilusão de um Mar Fechado e tem colaborações da TBA21-Academy e Oceanário de Lisboa.

Oceanos na programação do maat
Oceanos na programação do maat. Foto: © Rosa Pinto

O Oceano e a nossa relação com o mundo marinho são temas centrais de uma programação que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (maat), em Lisboa, promove nos meses de junho e de julho, em plena Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável, decretada pela ONU para 2021-2030.

Ao longo de várias semanas, o museu apresenta uma programação com propostas que abrangem várias áreas do pensamento, diversos públicos – do mais generalista a públicos mais especializados –, bem como várias faixas etárias: workshops, conversas, oficinas para crianças, simpósios e screenings.

Vários dos programas apresentados resultam de parcerias estabelecidas pelo maat com instituições nacionais e internacionais como o Oceanário de Lisboa, a Design Academy Eindhoven e a TBA21-Academy.

Arquitetura do mar fechado: parceria com a TBA21-Academy.

O maat associou-se à TBA21-Academy para apresentar um programa especial que explora temas ligados à convivência, colaboração e coesão dos Oceanos.

O programa inclui um simpósio de quatro dias que explora a ressonância arquitetónica, geopolítica e histórica de duas técnicas espaciais para conhecer e governar a vida marinha na era moderna: o aquário e a área marinha protegida.

O programa inclui a colaboração da geógrafa e consultora Louise Emily Carver, que irá participar numa viagem de campo a uma exploração aquícola -, a Finisterra, que faz cultivo de mexilhão – e em conversas e workshops sobre sistemas de alimentação oceânica e a “questão da proteína”, procurando coletivamente elaborar ideias para apoiar formas de viver e comer bem, em conjunto.

A TBA-21 Academy é uma organização artística contemporânea e um ecossistema cultural que promove uma relação mais profunda com o Oceano através da lente da arte para inspirar cuidado e ação. Esta instituição funciona como uma incubadora de investigação colaborativa, produção artística e novas formas de conhecimento, combinando arte e ciência.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de junho: Pedagogies of the sea Conversa + performance + screening

Uma conversa-performance com alunos do programa do 1º ano do Mestrado em Geo-Design, da Design Academy Eindhoven, que aborda o Oceano a partir de uma perspetiva ontológica. Mais

Dia 19 de junho: Desvio guiado, workshop

Workshop com o studio òbelo em que os participantes são convidados a elaborar e a trocar textos, envolvendo-se na produção de novas narrativas aquáticas.

Dias 1 de julho a 4 de julho: Arquitetura do Mar Fechado, Simpósio + workshops

Arquitetura do Mar Fechado: Entre o Aquário e a Área Marítima Protegida é um programa público desenvolvido em parceria com a TBA21-Academy que explora a ressonância arquitetural, geopolítica e histórica de duas técnicas espaciais de conhecimento e governação da vida marinha na era moderna. Mais

Dias 6 de julho, 7 de julho: Aquários – Construir um mundo marinho, Workshops

Neste workshop para jovens profissionais das áreas de biologia, design, arquitetura e engenharia, os participantes irão mergulhar num trabalho intenso e estabelecer um diálogo próximo com os especialistas que estão nos bastidores do Oceanário – a construção do edifício e as especificidades do seu funcionamento, os cuidados e rotinas para garantir o bem-estar das espécies. Uma programação maat x Oceanário de Lisboa. Mais

Dia 26 de junho: Aquários — Uma janela para a conservação do mundo marinho,
Visita

Visita à exposição Aquaria – Ou a Ilusão de um Mar Fechado orientada por um biólogo marinho do Oceanário de Lisboa.

Dia 26 de junho: Fósseis do futuro, Oficina de crianças para urgência climática

Vamos andar milhões de anos para a frente e analisar os vestígios de uma espécie invasora que viveu no “Plastocénico”, a Época do plástico (que é a Época em que nos encontramos agora). Com barro e gesso vamos criar fósseis de Plasticus maritimus e descobrir mais sobre esta espécie. Uma parceria maat e Novo Verde/ERP Portugal. Mais