Oeiras recebe Museu da Lua nos jardins do Palácio Marquês de Pombal

Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, acolhem de 5 a 8 de julho o Museu da Lua. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Embaixada do Reino Unido, e decorre no âmbito do Encontro Ciência 2019.

Oeiras recebe Museu da Lua nos jardins do Palácio Marquês de Pombal
Oeiras recebe Museu da Lua nos jardins do Palácio Marquês de Pombal. Foto: DR

O Museu da Lua é exibido nos jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, de 5 a 8 de julho, e acompanhado de uma programação cultural, aberta ao público.

O Museu da Lua, que foi desenvolvido pelo artista britânico Luke Jerram, consiste numa réplica da Lua, com sete metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite da superfície lunar, de alta resolução. Para além da ‘Lua’ a instalação “é uma fusão de imagens e iluminação lunar, complementada por uma banda sonora desenvolvida pelo aclamado compositor britânico Dan Jones”.

Museu da Lua tem vindo a ser exibido em inúmeros locais, desde 2017, e em diversos eventos. A ’Lua’, pelas suas caraterísticas em dimensão e reprodução da imagem, tem despertado a curiosidade, sobretudo dos mais jovens, como demonstra a pergunta feita a Luke Jerram, feita por uma menina durante a última exibição no Reino Unido. “Vais devolver a lua quando a exposição terminar?”.

A Câmara Municipal de Oeiras está associada à iniciativa no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado no passado mês de maio. Um programa que “pretende criar um ecossistema único para a investigação e para os negócios, tendo como pilares estratégicos a ciência e a tecnologia, num território que é já a sede de grandes empresas e instituições de investigação nacionais e internacionais”.

“Para a Câmara Municipal de Oeiras é muito importante acolher um evento destas dimensões, que alia a ciência à cultura” referiu Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Isaltino Morais acrescentou: “No âmbito do programa Oeiras Valley, lançaremos nos próximos meses a estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas, a da educação e sociedade, a da inovação, e a da internacionalização. Em 2020, vamos organizar o primeiro festival internacional da ciência (Oeiras Valley Festival de CIência)”.

Oeiras recebe Museu da Lua nos jardins do Palácio Marquês de Pombal
Oeiras recebe Museu da Lua nos jardins do Palácio Marquês de Pombal. Foto: Robert Sils.

O Museu da Lua, em Oeiras, é “um símbolo da criatividade e inovação britânicas, é o perfeito complemento à participação do Reino Unido, como país convidado, no Encontro Ciência 2019, que decorre de 8 a 10 de julho no Centro de Congressos de Lisboa, e que terá como um dos temas científicos em destaque o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua.”

“É um enorme orgulho poder colaborar com a Câmara Municipal de Oeiras para trazer a Portugal esta fantástica instalação artística. Esta Lua em Oeiras, e a nossa participação no Encontro Ciência 2019 como país convidado, ilustram na perfeição as fortes relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido nas áreas da educação, cultura, ciência e inovação, e que queremos aprofundar no futuro” referiu o Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty.