Onda de calor aumenta riscos para a saúde. Os conselhos da SPMI

Idosos e crianças são grupos de risco numa situação de grande calor. A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna alerta para alguns cuidados a ter durante a onda de calor que percorre o país, prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Onda de calor aumenta riscos para a saúde. Os conselhos da SPMI
Onda de calor aumenta riscos para a saúde. Os conselhos da SPMI. Foto: Rosa Pinto

Agosto chegou e a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que os próximos dias sejam de elevadas temperaturas com os termómetros a chegar, em alguns locais, aos 45 graus Celcius. Uma onda de calor que leva a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) a alertar para que população tenha alguns cuidados redobrados para proteger a saúde.

Vasco Barreto, médico internista, citado pela SPMI, indicou que “as crianças e os idosos são os grupos de maior risco nestas vagas de calor, mas devemos cumprir todos com alguns cuidados” pois ninguém está fora de perigo em face das condições meteorológicas extremas previstas.

O especialista esclareceu: “Nos idosos o principal problema é a sua menor capacidade de termorregulação, ou seja, o seu organismo não tem a mesma capacidade para dar resposta às elevadas temperaturas”, por outro lado acresce ainda que “é um grupo etário que toma, na sua grande maioria, medicação e existem algumas situações que reduzem a sensação de calor, ou a sensação de sede, além de poderem interferir com o equilíbrio dos líquidos.”

As crianças são igualmente um grupo de risco “porque são particularmente sensíveis à desidratação e porque até uma certa idade não se conseguem exprimir, por exemplo para pedir água”, acrescentou Vasco Barreto.

Numa situação própria de verão em que as temperaturas assumem valores mais elevados o especialista alerta para que todos assumam alguns cuidados, e aconselha:

beber água, mesmo quando não se sente sede, garantindo uma correta hidratação;

optar por locais mais frescos;

evitar andar na rua nas horas de maior calor ou ir à praia nestes períodos, principalmente com crianças;

preferir comidas mais frescas e leves, comendo mais vezes ao longo do dia e evitando grandes quantidades de cada vez, assim como alimentos não conservados no frio, não frescos, não preparados na altura e excesso de bebidas alcoólicas;

nos períodos em que as temperaturas estiverem mais elevadas, um duche de água tépida ajuda a controlar o calor;

evitar cozinhar no forno, que contribui para o aquecimento da casa;

usar roupa mais clara, menos apertada e mais fresca, optando por roupas de algodão, em detrimento das roupas sintéticas;

não esquecer a proteção da cabeça e dos olhos, usando um chapéu e óculos de sol (mesmo as crianças);

usar protetor solar no dia-a-dia.