Ópera Lohengrin, transmissão do Festival de Bayreuth, no CCB dia 25 de julho

Pela primeira vez Portugal recebe uma transmissão em direto do Festival de Richard Wagner. Às 17h00 de 25 de julho, no Grande Auditório do CCB, numa transmissão a partir de Bayreuth, assiste-se ao à Ópera Lohengrin.

Ópera Lohengrin, transmissão do Festival de Bayreuth, no CCB dia 25 de julho
Ópera Lohengrin, transmissão do Festival de Bayreuth, no CCB dia 25 de julho.

No dia 25 de julho de 2018, às 17h00, será transmitida, a partir de Bayreuth, e a marcar a abertura do Festival de 2018, a ópera Lohengrin, de Richard Wagner, na nova encenação de Yuval Sharon e sob direção musical de Christian Thielemann.

Trata-se de um marco histórico, dado que é a primeira vez que Portugal recebe uma transmissão ao vivo do Festival de Richard Wagner, e neste caso no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).

O Festival de Bayreuth é um dos mais conhecidos e renomados festivais de música de todo o mundo. Em cada ano, afluem a Bayreuth cerca de 60 mil visitantes, vindos de todas as partes do globo, para assistirem às óperas de Richard Wagner no seu próprio teatro.

A procura excede desde há décadas a lotação disponível, do espetáculo de abertura do Festival, pelo que as listas de espera se estendem por vários anos. A transmissão por satélite vem, assim, permitir a muitos amantes de música vivenciar uma récita de Bayreuth com a mais alta qualidade técnica.

Às 16h00, antes da transmissão, e em exclusivo para os que têm bilhete para a ópera, haverá uma apresentação por Paulo Ferreira de Castro, musicólogo e docente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.

Paulo Ferreira de Castro exerceu crítica musical em diversos órgãos de comunicação social e foi Diretor do Teatro Nacional de São Carlos. É autor de diversos livros e ensaios sobre música europeia dos séculos XVIII a XXI, com lugar de destaque para as temáticas wagnerianas, tendo participado no volume coletivo The Legacy of Richard Wagner (Brepols Publishers, 2012).

A ópera é cantada na língua original, o alemão, mas legendada em português. Um evento do CCB e do Goethe-Institut Portugal. A iniciativa do Círculo Richard Wagner Portugal e a produção do Festival de Bayreuth com o parceiro contratual BF Medien GmbH.