Ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini no Teatro Constantino Nery, Matosinhos

Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 2 de fevereiro, às 21h30, leva a palco a ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini, uma produção da Companhia all’Opera, com encenação de Pedro Ribeiro e alguns dos melhores intérpretes líricos nacionais.

Ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini no Teatro Constantino Nery, Matosinhos
Ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini no Teatro Constantino Nery, Matosinhos. Gioachino Rossini

A Companhia all’Opera estreia uma nova produção da Ópera cómica ‘La Cambiale di Matrimonio’ ou ‘O Contrato de Matrimónio’ de Gioachino Rossini no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery no dia 2 de fevereiro, pelas 21h30.

A Ópera tem a participação dos cantores Job Tomé, Sara Braga Simões, Mário João Alves, Diogo Oliveira, Ana Vieira Leite, Miguel Maduro-Dias e ainda do pianista Ángel González, do clarinetista Nuno Pinto e da flautista Sílvia Cancela. Uma produção encenada por Pedro Ribeiro, cenografia de Ana Gormicho, figurinos de Inês Mariana Moitas e desenho de luz de Nuno Almeida.

‘O Contrato de Matrimónio’ está intimamente ligado às famosas comédias burguesas de Carlo Goldoni. Retrata o mundo da burguesia de forma positiva, mas ao mesmo tempo criticando-a, e para isso usa muitas vezes o exagero na caricatura das personagens – especificamente nos prósperos comerciantes, sempre muito ocupados com os seus negócios internacionais, mas emprisionados com o seu provincialismo e mesquinhez.

Uma comédia com 200 anos que continua tão atual como na data em que estreou: porque negócios continuam a ser negócios e em tempo de crise tudo pode ser vendido ou hipotecado. A ópera de Rossini relata a vida de Slook, um comerciante canadiano, que pretende desposar uma rapariga inglesa, e para isso está disposto a pagar uma boa quantia para o efeito. Para conseguir os intentos pede ajuda ao inglês Tobia Mill, que vai receber o dinheiro, ao casar a filha Fanny com Slook. Mas Fanny está apaixonada por um criado. Um enredo tanto atraente e intrigante como rocambolesco.

Esta obra de Rossini foi Levada a palco pela primeira vez no Teatro San Moisè, em Veneza, em 1810, ‘O Contrato de Matrimónio’ tem entre os seus maiores atributos a retumbante música de Gioachino Rossini e um enredo de comédia de permanente ação, com desafios para duelos e muita duplicidade. Nesta encenação, Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, o libreto de Gaetano Rossi será interpretado no idioma original, mas com legendagem em Português.

La Cambiale di Matrimonio (1810)

Música: Gioachino Rossini
Libreto: Gaetano Rossi
Produção: Companhia all’Opera
Direcção musical: Ángel González
Encenação: Pedro Ribeiro
Cenografia: Ana Gormicho
Figurinos: Inês Mariana Moitas
Desenho de Luz: Nuno Almeida
Arranjo Musical: Samuel Sequeira
Intérpretes: Job Tomé (Tobia Mill), Sara Braga Simões (Fanny), Mário João Alves (Edoardo), Diogo Oliveira (Slook), Ana Vieira Leite (Clarina), Miguel Maduro-Dias(Norton)
Ensemble instrumental: Ángel González (piano), Nuno Pinto (Clarinete),
Silvia Cancela (Flauta)
Direcção de cena: Ana Carolina
Assistente de Produção: Maria Vasquez
Adaptação dos textos: Mário João Alves
Maquilhagem/Cabelos: Tiago Lay
Agradecimentos: Pele – Espaço de Contacto Social e Cultural, Tiago Baptista.

Espetáculo cantado em Italiano com diálogos e legendagem em Português.
Duração: 60min.
Classificação Etária: M/6.

Preço dos bilhetes: 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.