Ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini no Teatro Constantino Nery, Matosinhos

Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 2 de fevereiro, às 21h30, leva a palco a ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini, uma produção da Companhia all’Opera, com encenação de Pedro Ribeiro e alguns dos melhores intérpretes líricos nacionais.

0
Ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini no Teatro Constantino Nery, Matosinhos
Ópera ‘O Contrato de Matrimónio’ de Rossini no Teatro Constantino Nery, Matosinhos. Gioachino Rossini

A Companhia all’Opera estreia uma nova produção da Ópera cómica ‘La Cambiale di Matrimonio’ ou ‘O Contrato de Matrimónio’ de Gioachino Rossini no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery no dia 2 de fevereiro, pelas 21h30.

A Ópera tem a participação dos cantores Job Tomé, Sara Braga Simões, Mário João Alves, Diogo Oliveira, Ana Vieira Leite, Miguel Maduro-Dias e ainda do pianista Ángel González, do clarinetista Nuno Pinto e da flautista Sílvia Cancela. Uma produção encenada por Pedro Ribeiro, cenografia de Ana Gormicho, figurinos de Inês Mariana Moitas e desenho de luz de Nuno Almeida.

‘O Contrato de Matrimónio’ está intimamente ligado às famosas comédias burguesas de Carlo Goldoni. Retrata o mundo da burguesia de forma positiva, mas ao mesmo tempo criticando-a, e para isso usa muitas vezes o exagero na caricatura das personagens – especificamente nos prósperos comerciantes, sempre muito ocupados com os seus negócios internacionais, mas emprisionados com o seu provincialismo e mesquinhez.

Uma comédia com 200 anos que continua tão atual como na data em que estreou: porque negócios continuam a ser negócios e em tempo de crise tudo pode ser vendido ou hipotecado. A ópera de Rossini relata a vida de Slook, um comerciante canadiano, que pretende desposar uma rapariga inglesa, e para isso está disposto a pagar uma boa quantia para o efeito. Para conseguir os intentos pede ajuda ao inglês Tobia Mill, que vai receber o dinheiro, ao casar a filha Fanny com Slook. Mas Fanny está apaixonada por um criado. Um enredo tanto atraente e intrigante como rocambolesco.

Esta obra de Rossini foi Levada a palco pela primeira vez no Teatro San Moisè, em Veneza, em 1810, ‘O Contrato de Matrimónio’ tem entre os seus maiores atributos a retumbante música de Gioachino Rossini e um enredo de comédia de permanente ação, com desafios para duelos e muita duplicidade. Nesta encenação, Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, o libreto de Gaetano Rossi será interpretado no idioma original, mas com legendagem em Português.

La Cambiale di Matrimonio (1810)

Música: Gioachino Rossini
Libreto: Gaetano Rossi
Produção: Companhia all’Opera
Direcção musical: Ángel González
Encenação: Pedro Ribeiro
Cenografia: Ana Gormicho
Figurinos: Inês Mariana Moitas
Desenho de Luz: Nuno Almeida
Arranjo Musical: Samuel Sequeira
Intérpretes: Job Tomé (Tobia Mill), Sara Braga Simões (Fanny), Mário João Alves (Edoardo), Diogo Oliveira (Slook), Ana Vieira Leite (Clarina), Miguel Maduro-Dias(Norton)
Ensemble instrumental: Ángel González (piano), Nuno Pinto (Clarinete),
Silvia Cancela (Flauta)
Direcção de cena: Ana Carolina
Assistente de Produção: Maria Vasquez
Adaptação dos textos: Mário João Alves
Maquilhagem/Cabelos: Tiago Lay
Agradecimentos: Pele – Espaço de Contacto Social e Cultural, Tiago Baptista.

Espetáculo cantado em Italiano com diálogos e legendagem em Português.
Duração: 60min.
Classificação Etária: M/6.

Preço dos bilhetes: 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.

 

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!