“Um universo singular, atraente e provocador, que mistura fábula política, história filosófica e parábola fictícia à volta do irresolúvel conflito israelo-palestiniano”— Le Monde
Na Fundação Gulbenkian estreia no dia 16 de janeiro de 2020, no grande auditório, a ópera contemporânea The Sleeping Thousand. O compositor Adam Maor e o dramaturgo Yonatan Levy, ambos israelitas, reuniram-se em 2016 para desenvolver este projeto, que culminou numa grandiosa produção do prestigiado Festival d’Aix-en-Provence. O conflito israelo-palestiniano é o tema central do libreto.
Com uma cenografia arrojada, que cria um ambiente livremente inspirado numa estética retro-futurista da década de 1960, e um desenho de luz inovador, o espetáculo conta com um grupo de oito exímios instrumentistas e quatro solistas habituados aos grandes palcos da ópera mundial, tais como o barítono Tomasz Kumiega, a soprano Gan-ya Ben-gur Akselrod, o baixo David Salsbery Fry e o tenor Benjamin Alunni. Adam Maor desenvolve uma linguagem musical influenciada pelas tradições musicais orientais e ocidentais, mas também fortemente marcada pela música contemporânea e eletrónica.
Mil presos administrativos entram em greve de fome. Quando o Primeiro-Ministro decide induzi-los num sono profundo para evitar a atenção internacional, os mil palestinianos adormecidos conseguem provocar insónias ao povo de Israel. Torna-se urgente enviar um emissário ao mundo dos sonhos para interromper o sucedido. Através da sua parábola onírica, que oscila entre seriedade e leveza, o compositor Adam Maor e o dramaturgo Yonatan Levy falam de uma terra devastada, de uma sociedade multicultural em que as autoridades já não a veem como um todo orgânico, mas antes como um espaço fragmentado irreconciliável. A ópera alicerça-se numa certeza: “não existe outra pátria que a do espaço entre uma alma e outra”.
A ópera oscila entre a sátira e a poesia, entre a realidade e a utopia, numa abordagem vanguardista a um tema que tem merecido uma profunda reflexão no mundo das artes ao longo dos anos.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta