Operação “Rota das Catedrais a Norte“ restaura património minhoto

Núcleo Expositivo e de Acolhimento de Visitantes da Sé de Viana do Castelo e Batistério da Sé Catedral de Braga com inauguração após obras de intervenção e remodelação. Obras inseridas na Operação “Rota das Catedrais a Norte“ da DRCN.

Operação “Rota das Catedrais a Norte“ restaura património minhoto
Operação “Rota das Catedrais a Norte“ restaura património minhoto. Foto: © Rosa Pinto

Depois de obras de intervenção no Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo e da renovação do Batistério da Sé Catedral de Braga, as respetivas inaugurações tem a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, e dos Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Dom Anacleto Oliveira, e do Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga.

Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo

A intervenção integra-se no âmbito do programa geral de valorização da Sé de Viana do Castelo, nomeadamente no tocante ao projeto de reabilitação da ala sul do conjunto edificado.

A obra compreendeu a instalação de um núcleo de receção e loja, espaço expositivo e sala de projeção de conteúdos multimédia, para além das respetivas zonas de apoio, com o objetivo de garantir o acolhimento qualificado dos visitantes, e permitir uma melhor interpretação de contextos histórico-culturais.

Uma intervenção desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Cabido da Sé de Viana do Castelo, no âmbito da Operação “Rota das Catedrais no Norte” de Portugal, e cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

Batistério da Sé Catedral de Braga

A remodelação do batistério contemplou o novo enquadramento da pia, com a sua recolocação na parte interior da torre norte, e respetiva beneficiação do espaço envolvente. Esta operação permite o desafogo da área da nave na ligação ao claustro adjacente. A pia batismal, com a nova localização, tem agora uma posição simétrica à do túmulo do infante D. Afonso, localizado na torre sul.

Os trabalhos, promovidos pelo Cabido da Sé de Braga, foram consignados à empresa especializada CaCO3 – Conservação e Restauro do Património Artístico, Lda., tendo a Direção Regional de Cultura do Norte garantido o respetivo apoio e acompanhamento técnico.

A intervenção foi desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte e Cabido da Sé de Braga, no âmbito da Operação “Rota das Catedrais no Norte” de Portugal, e cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

Operação “Rota das Catedrais a Norte”

A “Rota das Catedrais a Norte” compreende intervenções infraestruturais de qualificação e valorização no Património imóvel, móvel e integrado de sete Sés/Catedrais da Região Norte: Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

Esta operação está organizada em 12 ações infraestruturais que incidem em 7 Sés ou Catedrais, e uma ação de promoção e gestão transversal a todos os espaços.

A coordenação e acompanhamento técnico é da competência da Direção Regional de Cultura do Norte, sendo a responsabilidade financeira repartida entre as entidades eclesiásticas de acordo com a natureza da intervenção em cada catedral.