Operações com cartões estrangeiros aumentam 21% durante a JMJ

Durante a Jornada Mundial da Juventude, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém, houve um aumento de 40% nas transações com cartões estrangeiros. A nível nacional o aumento foi de 21% . Nos valores transacionados com cartões estrangeiros o aumento foi de 8%.

Operações com cartões estrangeiros aumentam 21% durante a JMJ
Operações com cartões estrangeiros aumentam 21% durante a JMJ. Foto: Rosa Pinto

No período da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 1 a 6 de agosto de 2023, a SIBS registou um aumento de transações com cartões de débito e crédito estrangeiros de 40% apenas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém. A nível nacional o aumento foi de 21% face ao período homólogo.

Dados do SIBS Analytics indicam que no total de transações – cartões estrangeiros e nacionais – foi registado, durante o mesmo período, um crescimento de 8% no número de transações a nível nacional, e de 10% nos três distritos com maior impacto da JMJ.

Em termos de valor das transações, apesar da variação ser similar tanto a nível global quanto nos distritos, em termos de cartões estrangeiros o SIBS Analytics registou um crescimento de 8% a nível nacional e de 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Dos 5 países com maior número de transações com cartões estrangeiros mais cresceu nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém, face ao período homologo, foram o México com 551%, Polónia com 219%, Austrália com 204%, Brasil com 92% e Itália com 91%.

No entanto, em valor absoluto, França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os 5 países que mais transações fizeram durante o período em análise. Para a variação no número de transações foram considerados os países com maior expressão no total de operações.

No caso do movimento dos portugueses que viajaram para os distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém para participar na JMJ, os distritos que apresentaram maior crescimento em número de transações em relação ao mesmo período do ano passado foram Braga com 31%, Portalegre com 23%, Viana do Castelo com 21%, Porto com 12% e a Região Autónoma dos Açores com 12%.