Ordem de Médicos Dentistas tem mais de 10 mil médicos dentistas inscritos

Médicos Dentistas com inscrição ativa na Ordem profissional é já superior a 10 mil e os de origem brasileira são os estrangeiros mais representativos. Os estudantes estrangeiros em medicina dentária, em Portugal, duplicaram nos últimos quatro anos.

Ordem de Médicos Dentistas tem mais de 10 mil médicos dentistas inscritos
Ordem de Médicos Dentistas tem mais de 10 mil médicos dentistas inscritos. Orlando Monteiro da Silva. Foto: DR

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) indicou que no final de 2918 o número de médicos dentistas com inscrições ativas na OMD era de 10.653, considerado o número mais alto desde sempre.

O estudo “Os Números da Ordem” mostram que há 1.509 médicos dentistas a exercer a profissão exclusivamente no estrangeiro e a exercer exclusivamente em Portugal é estimado o número de 9.385. O estudo indica que há 327 médicos dentistas que trabalham em simultâneo em Portugal e no estrangeiro e 847 inscritos que não exercem a profissão.

Médicos dentistas por numero de habitantes

Para melhor entender o que significam os números na realidade do país é feito o cálculo do rácio de médicos dentistas que exercem em Portugal por número de habitantes. O estudo conclui que no final do ano de 2018, havia, em Portugal, um médico dentista a exercer a profissão para 1058 habitantes. Este rácio é superior ao definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que recomenda, para os países ocidentais, um rácio de um médico dentista por mil e quinhentos a dois mil habitantes.

No entanto, o estudo mostra que a distribuição geográfica dos médicos dentistas não é homogénea concluindo que a Área Metropolitana do Porto apresenta 668 inscritos, Viseu Dão-Lafões 806, Região de Coimbra 814, Terras de Trás-os-Montes 829, Cávado 926 e Área Metropolitana de Lisboa 940. Já as regiões do Alentejo, Lezíria Central e Oeste são as que têm menos médicos dentistas com inscrição ativa, apresentando no Baixo Alentejo a disponibilidade de um médico dentista para 2.875 habitantes.

Género e grupo etário dos médicos dentistas

A OMD registou em 2018 a inscrição de 686 novos médicos dentistas, e do total de membros da OMD, 60,2% são mulheres. A média de idades dos médicos dentistas com inscrição ativa em Portugal é de 39 anos, sendo que 74% dos membros com inscrição ativa têm até 45 anos.

Dentistas estrangeiros em Portugal

Dos médicos inscritos na OMD encontram-se 46 nacionalidades, com os médicos dentistas ativos de nacionalidade portuguesa a representar 90,2% do universo total. Entre os médicos dentistas ativos de outras nacionalidades destacam-se os brasileiros com 498 no total, ou 4,7%, os italianos com 177 ou 1,7% e espanhóis com 138 ou 1,3%. De salientar que, nos últimos três anos, verificou-se um aumento de médicos dentistas de nacionalidade italiana em 149,3% e espanhola em 112,3%.

Estudantes de medicina dentária em Portugal

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, referiu que “embora o número de estudantes portugueses tenha decrescido face ao último ano, verifica-se que o número de estudantes de medicina dentária, no geral, aumentou 5,5%. Este número sustenta-se no forte aumento do número de estudantes estrangeiros, na casa dos 37,5%, demonstrantes de uma mudança de paradigma nas universidades”.

Orlando Monteiro da Silva acrescentou: “o reconhecimento internacional do ensino da medicina dentária em Portugal tem sido cada vez maior e muitos são os que escolhem o nosso país para fazer a sua formação de base, prevendo-se que regressem depois ao seu país de origem, não vindo a ser membros ativos da OMD a exercer no nosso país. O número de cédula profissional, nada tem a ver com o número de médicos dentistas ativos que por sua vez não correspondem ao número de médicos dentistas a exercer em Portugal. São três realidades diferentes”.

O responsável pela OMD referiu ainda que “a assinatura recente de um documento estratégico de ação entre a OMD e as sete faculdades de medicina dentária do país. É um documento que contempla questões como a reestruturação curricular dos mestrados integrados, as saídas profissionais e a formação pós-graduada, que vai permitir considerar parâmetros de oferta e de procura de formação no que respeita à empregabilidade, particularmente, as especificidades da dinâmica do mercado português”.

O estudo “Os Números da Ordem” publicado anualmente traça o perfil da profissão em Portugal, mas a edição deste ano sofreu alterações de metodologia para acomodar a realidade da profissão. O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, explicou: “Em anos recentes constatámos que um número estatisticamente relevante de médicos dentistas optou por manter a sua inscrição ativa na OMD ainda que a trabalhar no estrangeiro. Assim, e a partir desta edição, e com dados referentes a dezembro de 2018, passa a ser contabilizado o número de cédulas atribuído até ao final de cada ano e distinguindo o conceito de médico dentista com inscrição ativa na OMD, do de médico dentista a exercer a profissão em Portugal”.