Orfeão de Leiria vai aproximar gerações com apoio da Fundação Montepio

Projeto social do Orfeão de Leiria é um dos 19 selecionados que vão receber apoio da Fundação Montepio. O projeto “Face to Face” vai, durante 14 meses, promover a interação, através das artes, de diferentes gerações.

Orfeão de Leiria vai aproximar gerações com apoio da Fundação Montepio
Orfeão de Leiria vai aproximar gerações com apoio da Fundação Montepio. Foto: Rosa Pinto

O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) vai receber apoio da Fundação Montepio para levar a cabo um novo projeto de inclusão social. O novo projeto “Face to Face” destina-se a aproximar diferentes gerações através das artes.

A instituição de ensino artístico leiriense foi uma das 19 entidades de economia social que viram as suas candidaturas aprovadas no âmbito do Programa FACES, financiado pela Fundação Montepio.

O projeto “Face to Face” vai ter início no próximo mês de outubro e será desenvolvido ao longo de 14 meses pelo Orfeão de Leiria. Durante este período vão ser realizadas atividades de âmbito cultural para promover a interação entre um grupo de jovens institucionalizados, com idades entre os 13 e os 21 anos, e os alunos do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria, para promover a inclusão e bem-estar emocional.

Acácio de Sousa, presidente do OLCA revelou: “Este é um novo projeto de carácter social que o Orfeão de Leiria vai desenvolver no âmbito programa “Incluir com Arte”, que arrancou no passado ano letivo, com o objetivo levar as artes e a cultura a cada vez mais pessoas. É um compromisso que assumimos e que faz parte da nossa missão enquanto instituição de ensino artístico.”

Para o responsável do OLCA o projeto pretende “contribuir para aumentar as competências pessoais, sociais e artísticas de jovens institucionalizadas, e combater o isolamento social das pessoas seniores através desta interacção entre gerações, que tem como elementos centrais a arte e a cultura.”

A segunda edição do programa FACES recebeu 131 candidaturas validadas. As candidaturas abrangeram três áreas de intervenção: “Empregabilidade de Pessoas com Deficiência”, “Respostas Inclusivas para famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo”, e “Inclusão de crianças e jovens em situação de risco”. É nesta última área que se insere o projeto “Face to Face”, do OLCA. As 19 candidaturas finalistas apuradas pelo Conselho de Administração da Fundação Montepio vão receber um apoio no valor de 343.259,00 euros.