Orlando Monteiro da Silva eleito Presidente de entidade europeia de medicina dentária

Consequência do Brexit na vida dos médicos dentistas dos países da União Europeia, que trabalham no Reino Unido, e nos respetivos doentes, são preocupações para Orlando Monteiro da Silva que acaba de ser eleito Presidente da FEDCAR.

Orlando Monteiro da Silva eleito Presidente de entidade europeia de medicina dentária
Orlando Monteiro da Silva eleito Presidente de entidade europeia de medicina dentária. Foto: DR

Com o Brexit no topo da agenda o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, foi eleito por unanimidade presidente da Federação Europeia de Autoridades Competentes e Reguladores da Medicina Dentária (FEDCAR).

Orlando Monteiro da Silva assume que saída do Reino Unido da União Europeia é o principal desafio nesta fase do mandato, referindo que “a FEDCAR está muito preocupada com a possibilidade de haver uma saída sem acordo”, pois “há milhares de médicos dentistas de variados países a exercer no Reino Unido, só Portugal tem perto de mil, nem todos estão em condições de ficar, sendo que não menos importante salvaguardar sempre a situação do acompanhamento dos doentes e o contexto da situação laboral dos profissionais.”

O novo presidente indicou que “a FEDCAR, em colaboração com outras organizações ligadas ao sector da saúde, tem exigido a criação de um quadro legal entre a União Europeia e o Reino Unido que garanta que os profissionais continuem a beneficiar de oportunidades conjuntas de treino e formação, com o reconhecimento automático das qualificações”.

De entre outras preocupações Orlando Monteiro da Silva sublinha “a necessidade de manter a cooperação na regulação de medicamentos e dispositivos médicos para que os doentes continuem a aceder a tratamentos e medicamentos de última geração.”

“Tem-se falado muito nas implicações económicas do Brexit, mas as questões da saúde devem ter prioridade e têm de ser acauteladas”, e por isso o presidente da FEDCAR acrescentou: “Há que prevenir que uma saída desordenada ponha em causa a saúde pública. É essencial garantir um acordo de reciprocidade nesta área que permita a manutenção de condições iguais de tratamento para os cidadãos britânicos e dos países membros da União Europeia”.

Orlando Monteiro da Silva, que vinha exercendo o cargo vice-presidente da FEDCAR, considera que a organização, que reúne ordens, associações e outras entidades que regulam, registam e supervisionam a medicina dentária e que é composta por 22 membros de 21 países europeus, é de grande importância para os profissionais europeus da saúde oral.

“Grande parte das decisões que afetam as profissões, em particular a nossa medicina dentária, tem origem em legislação da União Europeia. Nenhuma Ordem ou associação profissional é suficientemente forte para se fazer ouvir de forma eficaz ao nível das instituições comunitárias” referiu Orlando Monteiro da Silva.

O responsável da FEDCAR indicou também “que vai reforçar a posição da Ordem dos Médicos Dentistas e fazer ouvir mais alto os desafios da medicina dentária portuguesa no contexto europeu”, e que algumas das prioridades são: “o acompanhamento da implementação da diretiva do Reconhecimento Mútuo das Qualificações Profissionais; a regulação ao nível europeu da publicidade em medicina dentária e os processos de acreditação dos estudos de medicina dentária na Europa, num dossier onde participam também associações de ensino e de estudantes e o Conselho Europeu de Dentistas”.

Orlando Monteiro da Silva recorda que “a FEDCAR promove posições conjuntas dos seus membros perante o legislador da União Europeia e a partilha de informação no âmbito da regulamentação da profissão, procurando ainda fomentar iniciativas legislativas a nível dos 27 na deteção de lacunas que afetam a regulação da profissão”.