No período de festas e de fim de ano quando as famílias se reúnem, especialistas do Centro de Controle de Intoxicações de Nova Jersey lembram, em artigo já divulgado, que o envenenamento por monóxido de carbono (CO) é um risco grave e potencialmente fatal que pode ocorrer sem aviso prévio.
Conhecido como “assassino silencioso”, o monóxido de carbono é incolor, inodoro e mortal. De bebés a idosos, ninguém está a salvo dos seus efeitos, que variam de sintomas semelhantes aos da gripe até à morte.
Os meios de comunicação têm vindo a relatar diversos acidentes de intoxicações, o que destaca o risco contínuo de exposição ao CO durante os meses de inverno.
Para ajudar na proteção da exposição ao monóxido de carbono, o Centro de Controlo de Intoxicações de Nova Jersey partilha os 12 perigos do monóxido de carbono e conselhos essenciais para prevenir doenças.
1.Todos correm risco: qualquer pessoa, desde bebés até idosos, pode ser envenenada por monóxido de carbono.
2.Os sintomas podem ser difíceis de reconhecer: muitas vezes assemelham-se a doenças comuns como a gripe ou a COVID-19.
3.Não é visível: o CO é incolor.
4.Não há cheiro: o CO é inodoro.
5.Não dá nenhum aviso: por isso é chamado de assassino silencioso.
6.Usar um detetor portátil de monóxido de carbono: nem todos os imóveis de aluguel possuem detetores de CO a funcionar.
7.Detetores salvam vidas: Instalar alarmes de monóxido de carbono em casa.
8.Pilhas descarregadas não salvam vidas: Testar e substituir as pilhas (se necessário) duas vezes por ano, ao ajustar os relógios para o horário de verão.
9.Atenção aos tubos de ventilação obstruídos: Manter as aberturas de ventilação desobstruídas para garantir a circulação segura do ar, especialmente nas regiões onde cai neve.
10.Verificar se há obstruções nas chaminés: Devem ser inspecionadas e limpas profissionalmente antes de serem utilizadas a cada inverno.
11.Não utilizar aquecedores portáteis de forma inadequada: seguir as instruções cuidadosamente. Utilizar apenas aquecedores projetados para uso interno.
12.Os geradores devem permanecer ao ar livre: Em nenhuma circunstância, geradores ou outros equipamentos movidos a gasolina devem ser usados em ambientes fechados. Manter os geradores a pelo menos 6 metros de distância das residências, com os tubos de escape voltados para longe das habitações.
O envenenamento por monóxido de carbono pode levar ao hospital ou à morte. Os sintomas incluem dor de cabeça, tontura, náusea, dor no peito e confusão. Se os sintomas melhorarem ao ar livre, então pode haver monóxido de carbono dentro de casa.
Os primeiros sinais de intoxicação por monóxido de carbono podem ser facilmente confundidos com os da gripe ou até mesmo com os da COVID-19, tornando crucial considerar a exposição ao monóxido de carbono quando os sintomas melhoram ao ar livre.
Se o alarme de monóxido de carbono disparar ou se suspeitar de envenenamento:
■ Todos devem ser levados, incluindo os animais de estimação, para fora da habitação, imediatamente para tomar ar fresco.
■ Se uma pessoa estiver inconsciente ou difícil de acordar, ligue para o 112.











