Os benefícios do ciclismo

São vários os benefícios do ciclismo, destacando-se o impacto na saúde física ao nível da força muscular, aptidão cardiovascular e mobilidade articular, bem como diminuição dos níveis de stress. O ciclismo é um benefício para a qualidade do ambiente.

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Os benefícios do ciclismo
Os benefícios do ciclismo. Foto: © Rosa Pinto

Ainda bem que andar de bicicleta nunca esquece, porque além de ser um meio de transporte cómodo e amigo do ambiente, o ciclismo é um excelente exercício para os mais diversos níveis de preparação física.

O ciclismo tem uma série de vantagens

O ciclismo é em primeiro lugar de baixo impacto, o que significa menos pressão sobre os ossos e articulações em comparação com outros exercícios aeróbicos, como caminhar ou correr. Em segundo lugar, o ciclismo atinge todos os principais grupos musculares da cintura para baixo, fortalecendo os quadríceps, isquiotibiais, glúteos e parte inferior das costas, que são importantes para melhorar o equilíbrio, a resistência e a capacidade de ficar de pé e caminhar pelas escadas acima.

O ciclismo tem também um conjunto de outros benefícios à saúde, incluindo aumento da aptidão cardiovascular, força muscular e mobilidade articular, bem como diminuição dos níveis de stress e do corpo. E embora outros desportos exijam um grupo de recursos ou vários equipamentos, tudo que precisa para andar de bicicleta é uma bicicleta, um capacete e a estrada aberta.

Não é preciso ser um ciclista de competição para colher as recompensas físicas do ciclismo; deve seguir o próprio ritmo – lento ou intenso – dependendo dos objetivos de condicionamento físico. Andar de bicicleta é um excelente exercício, mas também é um hobby divertido para quem procura aventura, garantindo acesso a paisagens e vistas que podem ser perdidas quando está sentado no banco do motorista de um automóvel.

Bicicleta com benefícios para o meio ambiente

O ciclismo traz benefícios. Além de ser um meio de transporte conveniente, o ciclismo é ótimo para sua saúde física; pode ajudar a fortalecer as pernas e glúteos, queimar calorias e melhorar sua saúde cardiovascular, ao mesmo tempo que lhe dá acesso ao ar livre. Mas pedalar em vez de usar um carro também pode ser uma etapa útil para reduzir a pegada de carbono e preservar o meio ambiente.

Os veículos de transporte a energia fóssil é responsável por mais da metade do dióxido de carbono e dos óxidos de nitrogénio emitidos para o ar, com um carro médio a emitir meio quilo de dióxido de carbono por quilómetro. Ao optar por andar de bicicleta, economiza-se combustível fóssil e reduz o número de carros nas estradas. Menos carros alivia o congestionamento e o tráfego e a necessidade de novos estacionamentos e estradas, e mais locais potenciais para espaços verdes públicos. As bicicletas podem utilizar a infraestrutura existente, sem exigir muito em termos de construção de estradas e parques de estacionamento. As bicicletas são silenciosas, o que significa que não é usada nenhuma buzina ou poluição sonora desagradável.

Mas, o mais importante, que andar de bicicleta pelos bairros é podermos apreciar a beleza natural ao redor. Ao escolher pedalar, está abraçar a vida ao ar livre, consolidando a valorização pelo meio ambiente e, ao mesmo tempo, a melhorar a saúde.

Diretrizes básicas de ciclismo para garantir a segurança

Percorrer as ruas da cidade ou estradas secundárias numa bicicleta pode ser um exercício estimulante, mas qualquer ciclista, não importa seu nível de habilidade, deve aderir a alguns protocolos básicos de segurança para ciclistas.

O requisito de segurança mais importante é usar um capacete que se ajuste adequadamente à cabeça. Os tamanhos dos capacetes variam de acordo com o fabricante, então a única maneira real de saber como se ajusta é colocá-lo e ajustar as alças. Também é necessário ter certeza de que a bicicleta que está a usar é do tamanho certo e funcional. Antes de pedalar, certifique-se de que os atacadores dos sapatos estão presos para que não se enrosquem na corrente da bicicleta. Também convém planear o percurso com antecedência. Se estiver a andar de bicicleta em estrada, escolha áreas com menos tráfego e limites de velocidade mais baixos; percursos para passeios de lazer, tente seguir por uma ciclovia.

Também deseja fazer o melhor para evitar travagens; porque, independentemente de quem seja o responsável, se um ciclista cair ou colidir com outro veículo, muitas vezes é ele quem sofre as consequências físicas. De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration, EUA, a maioria das mortes de ciclistas ocorre entre 18h00 e 21h00 em áreas urbanas, portanto, evite andar de bicicleta nesses horários em que a visibilidade é limitada. Se você decidir viajar durante o crepúsculo ou à noite, use roupas e equipamentos reflexivos, bem como luzes dianteiras e traseiras piscantes.

Mas a The League of American Bicyclists lembra que as bicicletas na estrada têm os mesmos direitos e responsabilidades que os veículos motorizados. Andar na defensiva é a melhor maneira de evitar um acidente. Siga o fluxo do tráfego, obedeça às placas, sinais e marcações rodoviárias e sempre presuma que a outra pessoa ou veículo não o está a ver. Ao pedalar, os ciclistas devem ser o mais previsíveis possível, usando sinais manuais e seguindo as outras regras da estrada.

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