‘Os Meninos Cantores de Paris’ dão concerto no Panteão Nacional

‘Os Meninos Cantores de Paris’, um coro constituído por 60 elementos, realizam um concerto de música sacra no Panteão Nacional. A direção musical é de François Polgár, organista, musicólogo e especialista em canto gregoriano.

‘Os Meninos Cantores de Paris’ dão concerto no Panteão Nacional
‘Os Meninos Cantores de Paris’ dão concerto no Panteão Nacional. Foto: Rosa Pinto

Coro da Escola Coral d’ Os Meninos Cantores de Paris, conhecida em França por La Maîtrise des Petits Chanteurs de Sainte-Croix de Neuilly, realiza concerto no Panteão Nacional, em Lisboa, no dia 21 de julho, às 15h30.

O coro é constituído por 60 elementos, sendo 40 rapazes entre os 10 e os 16 anos e 20 adultos. A direção musical é de François Polgár, organista, musicólogo e especialista em canto gregoriano. O concerto tem a duração de duas horas e é de acesso livre, mediante pagamento da entrada no monumento, e entrada limitada à dimensão do espaço.

La Maîtrise des Petits Chanteurs de Sainte-Croix de Neuilly, que junta jovens dos vários níveis do ensino básico que querem praticar o canto coral de forma intensa e obter uma educação musical de alto nível, foi criada em 1956 por Louis Prudhomme, e faz parte de uma instituição educacional mais ampla, a Notre-Dame de Sainte-Croix, uma reputada escola privada parisiense.

O Coro d’ Os Meninos Cantores de Paris tem vindo a assegurar serviços musicais nas cerimónias religiosas e funções oficiais da Notre-Dame de Sainte-Croix, participa frequentemente em importantes festivais de música e interpreta grandes obras com orquestra, tais como o Requiem de Mozart, O Messias de Händel ou A Criação de Haydn.

O Coro também interpreta, a capella, um repertório de peças do sagrado e do profano. O Coro marca presença assídua em inúmeros festivais de referência a nível europeu e internacional, tais como: Oxford e Bath na Grã-Bretanha; Wengen na Suíça; Avignon e Aix-en-Provence em França; Valência em Espanha; Woodstock Mozart Festival nos Estados Unidos da América e Châteauguay no Canada.

O carácter distintivo do seu rol de vozes de elite exclusivamente composto por jovens coristas masculinos confere ao coletivo uma cor vocal excecional, única no panorama musical francês e mesmo mundial.

‘Os Meninos Cantores de Paris’ atuam regularmente em algumas das maiores igrejas de Paris como: Saint-Sulpice; Saint-Germain-des-Prés; Saint-Louis-en-l’Île e Saint-Eustache. Mas também em grandes salas de espetáculo, incluindo: Opéra Comique; Olympia; Salle Pleyel; Palais des Congrès e Palais Omnisport de Paris-Bercy.

Durante a visita a França do Papa Bento XVI em 2008, Os Meninos Cantores de Paris desempenharam um papel central na missa campal na Esplanade des Invalides, em Paris, e François Polgàr dirigiu um coro combinado de 2.500 coristas no evento.

Já em 2011, o Coro foi ainda escolhido para gravar a versão francesa do hino para o Dia Internacional da Juventude, em Madrid, e em Novembro de 2011, ‘Os Meninos Cantores de Paris’ deram um concerto com o principal organista da Capela Real de Windsor.

Todos os anos, ‘Os Meninos Cantores de Paris’ partem em digressão, que para além de terem viajado por toda a França, já atuaram na Grã-Bretanha, Suíça, Itália, Espanha, Canadá, Estados Unidos da América, Rússia, Coreia do Sul, China, entre outros países.

‘Os Meninos Cantores de Paris’ dão concerto no Panteão Nacional
‘Os Meninos Cantores de Paris’ dão concerto no Panteão Nacional